Unesp promove I Ciclo de Debates Mulher e Gênero

23/10/2012

Nos dias 29 a 31 de outubro, a Unesp Franca promove seu I Ciclo de Debates Mulher e Gênero, trazendo o tema “A violência contra a Mulher”.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Mulher e Gênero Margarida Alves, grupo de extensão fundado em 2010, marcado pela sua perspectiva feminista, e que conta com a coordenação da professora Onilda Alves do Carmo, Coordenadora do Conselho de Curso de Serviço Social.

“O Grupo Margarida Alves acredita que a construção de processos de superação da opressão de gênero passa também pela implementação de políticas públicas que façam o enfrentamento da violência contra a mulher. Daí a importância do diálogo com o poder público”, explica Natália Accurcio, integrante do Grupo Margarida Alves.

“O grupo pretende realizar este ciclo de debates contando com parceria de importantes instituições públicas da cidade de Franca, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, Delegacia da Mulher e a Prefeitura Municipal de Franca (CREAS, CAPS e o Conselho Tutelar)”, completa.

O grupo destaca também a importância da participação das mulheres da região no evento, já que a promoção crítica e comprometida dos direitos humanos das mulheres pressupõe a participação delas como protagonistas de sua história. Nesse sentido, o evento contará também com a presença das mulheres do Sindicato das Empregadas Domésticas e as usuárias dos programas do CRAS.

A conferência será realizada durante três dias, sendo que o primeiro dia, 29/10, terá um caráter livre e descentralizado com o objetivo de iniciar a discussão sobre a violência de gênero na realidade específica de cada instituição/sindicato que celebraram parceria com o evento, tendo participação exclusiva dos membros do Grupo. Já nos dias 30 e 31, as atividades serão concentradas no Câmpus e contarão com a participação de estudantes, servidores, professores e representantes de instituições parceiras, além dos demais interessados.

As inscrições serão realizadas ao longo do evento, tendo o valor de R$ 10 (R$ 5 para estudantes da moradia e bolsistas BAAE). Os minicursos terão o valor de R$ 5 cada (R$ 10 para profissionais).