carregando...

Notícias

Notícias

Unesp promove concerto gratuito com crianças



19/11/2013

Cerca de 30 crianças de escolas públicas dos bairros Lapa e Barra Funda, em São Paulo, se apresentam sábado (23/11), às 10h30, tocando violinos, violoncelos, violas e contrabaixos - instrumentos chamados genericamente de "cordas friccionadas". O concerto será no Instituto de Artes (IA), Câmpus de São Paulo.

Os jovens músicos fazem parte do projeto de extensão ACorda Toda, desenvolvido pelo IA e que usa o folclore nacional para facilitar o aprendizado de alunos de 8 a 12 anos.

O projeto é conduzido pelos violinistas Luiz Amato e Liu Man Ying, ele professor do IA, ela doutoranda da unidade. Há seis anos, eles idealizaram um método de ensino coletivo de instrumentos musicais. "Os centros de educação musical para crianças vêm trabalhando com fotocópias de materiais estrangeiros, que não levam em conta a nossa cultura", afirma Amato.

O modelo é baseado no folclore nacional e tem como inspiração o Guia Prático de Villa-Lobos, uma coletânea elaborada pelo compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O acervo que ele reuniu, ainda em sua juventude, é considerado um dos mais completos registros de cantos folclóricos de diferentes regiões brasileiras.

Inclusão social
O projeto teve início em 2009, com uma série de seis concertos didáticos, oferecidos a cerca de 1.400 crianças. Recursos repassados pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp permitem o funcionamento do projeto. "Ao mesmo tempo em que ensina música, o ACorda Toda promove a inclusão social, além de ser uma ótima forma de inserção da Unesp nessas comunidades", resume Amato.

O repertório da apresentação do dia 22 é de canções folclóricas brasileiras e internacionais. A apresentação será no Auditório Maria de Lourdes Sekeff. O Câmpus da Unesp em São Paulo fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, defronte à Estação Barra Funda do Metrô, na Zona Oeste de São Paulo. A entrada é gratuita. A apresentação será no Auditório Maria de Lourdes Sekeff.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo