carregando...

Notícias

Notícias

Unesp participa do Projeto Rondon em Capim Grosso



29/01/2013

Oito alunos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, coordenados pelos professores Rita de Cássia Biason, da Unesp de Franca, e Daniel Corrêa de Campos, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, participam da Operação '2 de Julho' do Projeto Rondon, que está acontecendo no estado da Bahia, na cidade de Capim Grosso.

O Projeto Rondon tem como objetivo a integração social dentro do Brasil, através da participação voluntária de estudantes e professores universitários que se defrontam com uma realidade diferente daquela que presenciam em seus estados de origem, e é coordenado pelo Ministério da Defesa.

Depois de terem ficado alojados, dia 18 de janeiro, no 19º Batalhão de Caçadores na capital baiana, onde tiveram reuniões e assistiram a apresentações culturais, bem como à cerimônia de abertura da Operação '2 de Julho', a equipe de rondonistas unespianos seguiu para Capim Grosso, no interior da Bahia, afim de iniciar as atividades.

Cultura, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça são os campos de atuação da Unesp durante as duas semanas de atividades no município baiano. Os rondonistas são os seguintes alunos: Aimée Ramos, Cássio Carrijo, Felipe Pegozzi, Filipe Bizari, Marina Andrade, Mayara Venturini, Thaísa Kochi e Vítor Lopes.

Entre as atividades a serem realizadas estão: cursos de capacitação e aperfeiçoamento para professores, atividades culturais e lúdicas para crianças, resgate da memória local, curso de informática para professores, oficina de técnicas de teatro, minicurso sobre elaboração e gestão de projetos, além de um show de talentos para encerrar as atividades na cidade.

As atividades no município ocorrerão de 18 de janeiro a 1º de fevereiro, quando a equipe retornará a Salvador para participar da cerimônia de encerramento da Operação '2 de Julho'.

Também participam do Projeto Rondon no município de Capim Grosso acadêmicos da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, realizando atividades nas áreas de Tecnologia e Produção, Comunicação, Meio Ambiente e Talento.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo