carregando...

Notícias

Notícias

Unesp oferece curso de Línguas de Sinais e Libras



01/08/2013

Fonte: Univesp / Unesp

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Introdução às Línguas de Sinais e Libras, que será ministrado de 11 de setembro a 23 de outubro, semanalmente, às quartas-feiras, das 18 às 22h, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara.

O curso tem como objetivo contextualizar as Línguas de Sinais com enfoque prático na Língua Brasileira de Sinais como modalidade linguística, conceitual e pedagógica. O principal intuito é o de desenvolver a sensibilidade dos alunos através de uma aproximação entre os falantes da Língua Portuguesa e a utilização de uma língua viso-gestual usada pelas comunidades surdas. A utilização de Libras é necessária especialmente nos espaços educacionais, favorecendo ações de inclusão social e oferecendo possibilidades para a quebra de barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes.

As aulas serão conduzidas a partir da iniciação dos aspectos linguísticos e teóricos das línguas de sinais em conjunto com a iniciação e aplicação de vocabulário, aplicadas ao uso prático da língua. Contarão com recursos visuais (vídeos, músicas interpretadas, poemas, entre outros) a fim de atender às necessidades de compreensão e aprendizado dos cursistas.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, os professores devem contextualizar historicamente as línguas de sinais, situar a história da Libras enquanto elemento constituidor do sujeito surdo, analisar as variações linguísticas, iconicidades e arbitrariedades da Língua de Sinais Brasileira, e dominar conceitos básicos relacionados à Língua Brasileira de Sinais. A realização é da Comissão de Libras da Faculdade de Ciências e Letras, do Departamento de Psicologia da Educação e do Departamento de Linguística.

Mais informações estão disponíveis aqui.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo