carregando...

Notícias

Notícias

Unesp inaugura Laboratório Fotovoltaico em Ilha Solteira



11/04/2014

Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Secretário estadual de Energia participou da inauguração do laboratório da Unesp em Ilha Solteira (Divulgação)A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) inaugurou o Laboratório Fotovoltaico de Ilha Solteira. O Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos e Plantas Fotovoltaicas é resultado da parceria entre Grid Unesp e Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Energia e Ambiente (IEE). O evento ocorreu dia 8 de abril no município de Ilha Solteira e contou com a presença do secretário estadual de Energia, Ricardo Achilles.

O laboratório desenvolve pesquisas financiadas com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi conduzido sob a coordenação do professor Carlos Alberto Canesin da Unesp e membro do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe).

O laboratório representa mais um esforço do Governo de São Paulo para incentivar o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética do estado, cuja participação hoje é de 56%. Trata-se do primeiro laboratório do gênero, completamente montado no país, com capacidade de pesquisa e testes de sistemas fotovoltaicos de até 30 kw, voltado inteiramente para desenvolvimento de equipamentos de produção desse tipo de energia, que não utilizarão tecnologias importadas de outros países.

O secretário de Energia destacou “a importância do desenvolvimento de tecnologias e equipamentos nacionais para a produção de energias renováveis”. Elogiou o espírito empreendedor dos professores Carlos Canesin e Roberto Zilles, cuja “vontade e dinamismo permitiram a realização do projeto”. E ressaltou a importância dessa cooperação entre Unesp e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), com apoio e recursos de pesquisa e desenvolvimento da Elektro S.A no esforço para o cumprimento das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano Paulista de Energia. Mais informações: http://www.energia.sp.gov.br/lenoticia.php?id=656

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo