carregando...

Notícias

Notícias

Unesp é referência em conhecimento on-line



26/09/2012

Em junho deste ano a Unesp criou o projeto Unesp Aberta, que tem por objetivo oferecer on-line e gratuitamente os conteúdos e materiais didáticos em formato digital dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade, elaborados em parceria com o NEaD (Núcleo de Educação a Distância).

Por meio de um simples cadastro, qualquer pessoa do Brasil e do mundo passa a ter acesso ao conhecimento produzido pela Unesp. Em pouco mais de três meses do lançamento, o Unesp Aberta já acumula cerca de 9 mil inscritos, que podem visualizar 120 disciplinas com conteúdos diversos (videoaulas, textos, exercícios e objetos educacionais).

Segundo o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, esta foi a forma que a Unesp encontrou de ampliar ainda mais esta modalidade, hoje em crescente valorização no mundo por parcerias firmadas entre grandes universidades como Harvard e MIT. “Este é, sem dúvida, um grande passo para o longo caminho que a Educação a Distância ainda percorrerá, e principalmente uma importante etapa no processo de internacionalização da Unesp.

Destaque - Após o lançamento do projeto, cerca de 90 reportagens sobre o Unesp Aberta foram veiculadas na mídia. Na edição de setembro da Revista Info Exame, o tema foi abordado por meio da reportagem “O novo e-learning”, que abordou as principais iniciativas do tipo ao redor do mundo, entre elas, os projetos de Universidades como MIT, Harvard, Stanford e Princeton.

Ao tratar do assunto no Brasil, a publicação destacou o projeto Unesp Aberta como pioneiro no Brasil, e que mais se assemelha aos programas norte-americanos e, inclusive, os supera quando se fala em quantidade de conteúdo disponibilizado.

A iniciativa do projeto é da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão) em parceria com o NEaD.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo