carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Unesp divulga resultado do vestibular em 28 de janeiro



16/01/2015

Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Ações de inclusão para candidatos ao vestibular Unesp lidam com isenções das taxas de inscrições de quatro maneiras (Divulgação)O resultado do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) será divulgado em 28 de janeiro, nos sites da Unesp (http://vestibular.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br), fundação responsável pelo exame seletivo. A Unesp oferece o programa de inclusão, através do Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP). As metas de inclusão estabelecem que, até 2018, 50% das matrículas em cada curso, em cada turno, deverão ser ocupadas por alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. No vestibular 2014, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 40,7%.

O percentual de negros, pardos e indígenas deverá ser, também no mínimo, 35%, valor verificado para a população do Estado de São Paulo no censo demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As metas deverão ser atendidas ao longo dos próximos 5 anos da seguinte forma: 15% (2014), 25% (2015), 35% (2016), 45% (2017), 50% (2018). O preenchimento das vagas seguirá a ordem de classificação do vestibular e, a cada ano, o Conselho Universitário fará uma avaliação da metas e das estratégias estabelecidas. Em 2014, por este sistema, ingressaram, na Unesp, 1.134 estudantes.

Ações de inclusão
As ações de inclusão para os candidatos ao vestibular Unesp lidam com isenções das taxas de inscrições de quatro maneiras:

1. Com isenção total do valor da taxa de inscrição
Preenchimento da fi cha exclusivamente pela internet, no período de 01 a 08 de setembro de 2014 (Ver normas em www.vunesp.com.br).

2. Com redução de 50% do valor da taxa de inscrição (Lei Estadual Nº 12.782/07)
Exclusivamente pela internet, no período de 01 a 08 de setembro de 2014 (ver normas em www.vunesp.com.br).

3. Com Redução de 75% do valor da taxa de inscrição
Exclusivamente para alunos de último ano da rede estadual de Ensino Médio e do Centro Paula Souza ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Paulo, no período das 10h de 15 de setembro às 16h de 10 de outubro de 2014.

4. Com redução de 50% do valor da taxa de inscrição para candidato que se autodeclarar treineiro
O candidato que objetiva adquirir experiência, sem intenção de matrícula, deverá selecionar a opção de treineiro na relação de cursos disponíveis e declarar a área de interesse na ficha de inscrição.

A Vunesp, instituição responsável pela organização do vestibular Unesp, informou que, do total de candidatos inscritos na primeira fase (101.080), 3.539 são alunos de cursinhos comunitários da Unesp. Ao todo, 6.985 inscritos foram isentos da taxa de inscrição do vestibular deste ano; e 21.168 foram beneficiados com 75% de redução no valor da taxa de inscrição; e 12.795 se autodeclararam PPIs (preto, pardos ou indígenas), com benefício de isenção ou redução da taxa.

ProTalentos Unesp
A Unesp desenvolverá, a partir do ano letivo de 2015, o Programa de Captação de talentos da educação básica pública – Protalentos Unesp, que visa estimular jovens, que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e com alto desempenho acadêmico, a se inscreverem no vestibular da Unesp pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública e, se aprovados, realizarem suas matrículas. Por meio desse Programa, a Unesp garantirá, em cada curso, uma bolsa de iniciação à pesquisa ao melhor classificado no sistema de inscrição entre as cinco melhores notas, além de apoio especial para realização de estágio de intercâmbio no exterior.

Benefícios aos matriculados
Aos alunos aprovados no exame Vestibular, a Unesp oferece os seguintes benefícios: Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I, Auxílio Aluguel, Moradia Estudantil, Subsídio Alimentação e Auxílio-Estágio
Ver mais em: http://www.unesp.br/portal#!/aci_ses/unesp-legal/

Sobre o número de beneficiados oferecidos aos alunos da Unesp, veja o Informativo Unesp de julho de 2014

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo