Unesp Ciência vence Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

07/11/2013

A revista Unesp Ciência foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, ocorrida quarta à noite, em São Paulo. A reportagem “A Água que ninguém vê”, de autoria de Alice Giraldi, foi premiada com um troféu e R$ 15 mil. O texto, que foi a capa de Unesp Ciência do mês de maio deste ano, venceu a competição contra concorrentes como a série de reportagens “Paraíso Ameaçado” produzida por Sebastião Salgado e Miriam Leitão para o jornal O Globo em agosto passado.

Este ano, o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo recebeu 2157 inscrições, vindas de 63 cidades. Destes foram selecionados 45 finalistas, agrupados em oito categorias distribuídas em dois temas: mudanças climáticas e seguros. A reportagem de Alice Giraldi concorreu na categoria Linguagem escrita – impresso nacional e regional.

Em seu discurso após receber o prêmio, Alice agradeceu à Unesp e aos pesquisadores da universidade que serviram como fonte para a elaboração da reportagem. “É somente graças a uma boa relação com os pesquisadores que se consegue chegar a um trabalho de qualidade”, disse. “Estamos muito contentes, ainda mais quando se leva em conta a alta qualidade dos demais trabalhos que estavam concorrendo”, disse Pablo Nogueira, diretor de Unesp Ciência. “É mais uma evidência de que a divulgação científica de boa qualidade traz oportunidades estratégicas para divulgarmos o trabalho da Unesp e de seus pesquisadores junto aos mais diversos segmentos da sociedade”.