carregando...

Notícias

Notícias

Unesp Bauru inaugura Centro Interativo de Física



04/01/2012

O Centro Interativo de Física (CIF) criado no final de 2011 na Faculdade de Ciências (FC), Câmpus de Bauru, permitirá a estudantes da região ver de perto experimentos científicos. O local é fruto de um projeto apresentado ao CNPq pela professora da FC Denise Fernandes de Mello, coordenadora do CIF. “A idéia é que ao manusear os objetos, os estudantes possam ter contato não só com a física, mas com outros seguimentos da ciência”.

Denise explica que o espaço ainda não é suficiente para todas as atrações. Por isso, a mostra começará com apenas vinte experiências e será modificada após um determinado período, o que garantirá que haja sempre novidades e que os alunos voltem freqüentemente ao local. “De certa forma, é a primeira vez que esses alunos tem contado de modo prazeroso com a física, de um jeito interativo, sem equações e leis que criam, muitas vezes, desinteresse pela ciência”, diz a professora. “Ao aproximar o público do conhecimento científico, ele passa a ter noção de como associar a tecnologia aos fenômenos naturais”, explica a professora.

O professor Olavo Speranza de Arruda, diretor da FC, diz que iniciativas como essa reforçam a vocação da unidade para graduações na modalidade licenciatura. “Devemos ampliar espaços como esse na unidade”. A professora Dagmar Hunger, vice-diretora da FC, comenta que o Centro pode despertar o interesse dos alunos em estudar na Unesp.

As atrações são de física, mas os monitores (alunos de graduação em Física da FC) são treinados para realizar uma abordagem interdisciplinar ou multidisciplinar envolvendo áreas como acústica, mecânica, fluidos, eletricidades e magnetismo. Um exemplo é o experimento do funcionamento do olho humano, em que são abordados assuntos de diversas áreas, como biologia e ótica.

“Até então, não tínhamos nada desse tipo aqui em Bauru. Agora a população pode contar, mesmo que em um espaço modesto, com um Centro de divulgação científica”, diz.

O local comporta 25 alunos por visita, que dura em torno de 1h30. Denise afirma que a procura está muito grande e superou as expectativas. A atividade é oferecida nos períodos da manhã e da tarde, sempre às quartas-feiras.

Para agendar visitas, os representantes das escolas devem ligar para (14) 3103-6084 e falar com Fabrícia ou Marcio

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo