carregando...

Notícias

Notícias

Unesp abre inscrições para show de física em Rio Claro



05/02/2015

Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Física é vivenciada de forma lúdica e divertida (Divulgação)As inscrições para o Show de Física da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Rio Claro, começaram no dia 2 de fevereiro. O projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Física da universidade oferece aos alunos do ensino fundamental II e do ensino médio a oportunidade de vivenciar a física de forma lúdica e divertida, através de experimentos. Por meio deles, os estudantes podem colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.

“O propósito do Show de Física não é o de ensinar, mas o de complementar as atividades desenvolvidos em sala de aula pelo professor visitante e seus alunos”, explica o coordenador do projeto, Prof. Dr. Giovani Gozzi. De acordo com ele, durante as apresentações são utilizados experimentos de Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo e Óptica, além de recursos audiovisuais, tendo sempre em mente aproximar a Física e a Ciência do cotidiano dos visitantes. A experiência tem obtido resultados positivos. O sucesso do projeto atravessou as fronteiras de Rio Claro e escolas de outros municípios também participam do show. No ano passado, o projeto recebeu alunos de Limeira, Piracicaba, Ipeúna, Charqueada, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, entre outras cidades.

As escolas públicas e particulares interessadas em incluir a atividade no planejamento escolar podem fazer o agendamento através da página do programa na internet. O projeto terá início no dia 20 de março e as apresentações acontecem às sextas-feiras em dois horários: 9 horas e 15 horas. Não é possível fazer dois agendamentos no mesmo dia. São 60 vagas em cada apresentação e a atividade é gratuita. Mais informações podem se obtidas pelo telefone (19) 3526-9179 ou pelo e-mail física@rc.unesp.br.

Sobre o Show de Física
O projeto foi criado em 2002 pelo Prof. Dr. Jorge Roberto Pimentel com o apoio técnico especializado de Vitor Hélio Zumpano e assessorado pelo Prof. Dr. Paulo Yamamura. Atualmente, a equipe do Show da Física conta com oito monitores (alunos de graduação), além dos professores Giovani Gozzi, Luís Antonio Barreiro e Carlos Miranda Awano.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo