Última semana de inscrição no Vestibulinho das Etecs

17/05/2010

Os estudantes interessados em candidatar-se ao processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais do Centro Paula Souza para o 2º semestre de 2010 terão até a próxima sexta-feira, 30 de abril, às 15 horas, para acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br e efetuar a sua inscrição. Em todo o Estado, serão oferecidas 59.184 vagas, distribuídas em 76 cursos técnicos gratuitos – o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será realizado no próximo dia 13 de junho. O manual do candidato também está disponível para download no site.

Do total de vagas oferecidas, 50.067 são destinadas às 183 Etecs e 15 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.335 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 59 turmas de 39 Etecs. Novidade: a Etec de Cotia vai implantar um novo curso técnico: Lazer, com 40 vagas no período da tarde.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 7.737 vagas para cursos técnicos em 109 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.380 vagas em 23 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Inscrições
O candidato que quiser se inscrever em um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. Quem já concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, ou no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina.

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica no site www.vestibulinhoetec.com.br e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Classes descentralizadas
As inscrições para o Vestibulinho das classes descentralizadas para o 2º semestre de 2010 também já estão abertas. As inscrições deverão ser feitas até dia 28 de maio. O exame será no dia 20 de junho. No total, o Centro Paula Souza está oferecendo 61.769 vagas para cursos técnicos em todo o Estado, divididas em dois vestibulinhos – no primeiro, com inscrição até 21 de maio, são 59.529 vagas.

Esse segundo processo seletivo vai oferecer 2.240 vagas para cursos técnicos, sendo 2.120 para as classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras, sob a administração de uma Etec, 80 em duas Etecs, e mais 40 pelo convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

Novidade: um novo curso técnico, Cuidador de Idosos, será implantado na Etec Parque da Juventude e na Escola Estadual Dom João Maria Ogno Oslo (sob administração da Etec Carlos de Campos), ambas na Capital. Cada unidade vai oferecer 40 vagas.

Para concorrer a uma das vagas do 2º Vestibulinho para o Ensino Técnico, o candidato precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. A inscrição deve ser feita no próprio município onde está localizada a escola que vai oferecer o curso, no período de 17 a 28 de maio, no horário das 16 às 21 horas. É necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida –, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. Vale lembrar que a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.