Última oportunidade para curso de Licenciatura

26/10/2011

Terminam nessa sexta-feira (28) as inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura em Ciências Univesp/USP. O prazo foi prorrogado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, que já havia decidido cancelar a necessidade de pagamento da taxa de inscrição. Ao todo, são oferecidas 360 vagas nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba (90 vagas em cada).

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Fuvest www.fuvest.br. Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no Manual do Candidato. O curso é resultado de uma parceria entre o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é diplomar professores de Ciências para atuar na educação básica. O conteúdo foi elaborado levando‐se em conta as necessidades das disciplinas de Ciências ministradas de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. O curso privilegia uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento.

Exame
O exame vestibular ocorrerá nas cidades em que se localizam os quatro polos: Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Os locais de exame e seus endereços serão divulgados em informe da Fuvest.

O candidato deverá participar de duas fases, sendo a primeira no dia 27/11/2011, domingo, e a segunda fase nos dias 8, 9 e 10/01/2012. Em todos os dias os portões serão abertos às 12h30 e fechados impreterivelmente às 13h. Não serão admitidos retardatários.

Curso
O curso, com carga horária total de 2.835 horas, conta com 48% de atividades presenciais, no polo em que o aluno estiver matriculado. As demais horas (52% do total) poderão ser realizadas a distância. Da carga horária presencial, 405 horas são destinadas às práticas curriculares, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas a atividades acadêmico‐científico‐culturais.

Programa Univesp
O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública. A estrutura consorciada do Programa Univesp agrega a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paula Souza (CEETEPS).

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já foram oferecidos, no âmbito do Programa Univesp, os cursos de idiomas em inglês e espanhol (Centro Paula Souza), e estão em andamento os cursos de licenciatura em Ciências (USP), especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola (USP), especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP) e licenciatura em Pedagogia (UNESP).