carregando...

Notícias

Notícias

Trotes solidários ajudam vítimas de enchentes



07/02/2011

Iniciativas solidárias já viraram tradição entre calouros de Fatecs e Etecs

Alunos do Centro Paula Souza farão um mutirão para arrecadar mantimentos para as vítimas das enchentes ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estudantes da Fatec Zona Sul, na capital, vão recolher alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene, colchonetes e cobertores, que serão encaminhados para a Cruz Vermelha, a exemplo do ano passado, quando os alunos arrecadaram 150 kg de mantimentos e doaram à instituição.

A ação é uma das muitas iniciativas solidárias que já viraram tradição entre os calouros das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelo ensino profissional. A cada ano, as Etecs e Fatecs inovam nos trotes do bem, que acontecem na primeira quinzena de fevereiro.

No "ecotrote" da Etec Prof André Bogasian, em Osasco, os estudantes coletam óleo doméstico, que engarrafam em bombas de 50 litros na própria escola e entregam à Secretaria do Meio Ambiente do município para reciclagem.

Seguindo esse apelo ecológico, cerca de 320 calouros da Etec Carapicuíba vão arrecadar materiais recicláveis durante uma competição. A coordenação da atividade e a triagem do material para envio a uma cooperativa de catadores será coordenada pelos alunos concluintes do curso técnico de Gestão Ambiental.

Entre outras unidades do Centro Paula Souza que realizam trotes solidários na Região Metropolitana de São Paulo estão a Fatec Zona Leste, que vai arrecadar brinquedos para uma comunidade da região; a Etec Prof. Aprígio Gonzaga (Penha), que destinará alimentos não-perecíveis a creches vizinhas; a Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, na Vila Guilherme, que recolherá alimentos e roupas, e a Etec de Campo Limpo Paulista, na região de Campinas, que doará materiais de higiene para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo