Transporte público é tema da Pré-Univesp de maio

24/05/2011

Veja nesta 11ª edição da Revista Digital de Apoio ao Estudante Pré-Universitário (Pré-Univesp) reportagens sobre os desafios do transporte de passageiros no Brasil para os grandes eventos, além de artigos sobre a construção do Trem de Alta Velocidade, as oportunidades e os riscos para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil e pioneirismo do País em relação ao etanol. Confira os vídeos e infográficos sobre o assunto.

A Pré-Univesp pode ser acessada no endereço eletrônico: www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/

Confira abaixo os reportagens desta edição:

Equação do caos
Os desafios do transporte de passageiros no Brasil para os grandes eventos
Enio Rodrigo

"Stop. A vida parou. Ou foi o automóvel?"
Como viabilizar a mobilidade urbana sem causar tantos danos às pessoas, às cidades e ao meio ambiente?
Carolina Toneloto

História perdida nos trilhos
Ferrovias perderam espaço para o transporte rodoviário e hoje sobrevivem na memória de cidades que têm os trilhos como parte de sua paisagem
Patricia Piacentini

ENTREVISTA

Hugo Pietrantonio
Professor do Departamento de Engenharia de Transportes, da Escola Politécnica da USP fala sobre os desafios da mobilidade nas grandes metrópoles.
Por Patricia Mariuzzo

Trem de Alta Velocidade<
Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Oportunidades e riscos para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil
Artigo de Sérgio Queiroz, professor da Unicamp.

Vale a pena construir o trem-bala?
Marcos Mendes, consultor legislativo do Senado Federal.

Brasil: País pioneiro do bioetanol
André Tosi Furtado, professor da Unicamp.

Confira ainda os infográficos e textos literários .

Sobre a Pré-Univesp
O conteúdo da Pré-Univesp, que é temático e mensal, está focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade. O objetivo da publicação é trazer conteúdo de qualidade e agradável voltado ao público pré-vestibulando, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet. O acesso ao conteúdo integral da revista é gratuito e o usuário pode se cadastrar e criar seu próprio arquivo de textos.