carregando...

Notícias

Notícias

TAM e SDECT assinam termo de cooperação



21/10/2011

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de SP, Paulo Alexandre Barbosa, e Fernando Pinho, presidente da TAM Aviação Executiva, anunciaram oficialmente nesta sexta-feira (21) a criação do curso de Mecânico de Aeronaves na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí.

Pelo acordo, a TAM cederá parte de seu hangar e criará laboratórios, e o Centro Paula Souza ficará responsável pela execução do curso. "Os investimentos na infraestrutura do setor aeroportuário são enormes, principalmente por causa da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. Por isso, a necessidade de mão de obra qualificada é crescente, e a parceria chega no momento certo”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

O anúncio foi realizado durante a 5ª edição do Acelera SP, promovida. Na ocasião, o secretário anunciou tambpem que, a partir do segundo semestre de 2012, a ETEC Benedito Storani, de Jundiaí, passará a contar com o curso Técnico de Viticultura e Enologia – o primeiro do gênero no Estado de São Paulo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, por meio do Centro Paula Souza, está liberando recursos para a construção de cinco laboratórios: enoquímica, microbiologia do vinho, microvinificação, análise sensorial e harmonização e acetificação. O prédio abrigará também uma cantina para produção de 30 mil litros de vinho (tinto, branco e espumante), além de uma unidade de processamento de suco de uva no sistema tubo a tubo.

O novo curso será o segundo em nível técnico na área oferecido no país - o outro é ofertado no Rio Grande do Sul - e terá dois anos de duração, com enfoque nas técnicas voltadas para a produção, tais como implantação do parreiral, adaptação de espécies à região, sistema de poda, colheita e processamento.

Além disso, haverá aulas sobre a fase enológica, com abordagens específicas para a rotulagem e condicionamento, por exemplo. Com isso, o curso vai abordar todo o processo de produção do vinho, desde o cultivo da uva até a fabricação e comercialização da bebida. A ideia do curso surgiu a partir de discussões com produtores da região de Jundiaí, que se destaca na elaboração de vinhos de mesa.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo