carregando...

Notícias

Notícias

Supervisores do Via Rápida Emprego se reúnem



23/01/2013

Encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), no início de janeiro, reuniu os supervisores de todo o Estado que atuam no Programa Via Rápida Emprego.

Os supervisores e gestores do Programa tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências coletadas por eles durante as visitas às unidades que ofereceram cursos em 2012. Ao todo 15 supervisores participaram do encontro e trouxeram além de experiências, suas dúvidas e sugestões sobre o Programa.

O trabalho de supervisão do Programa possibilita uma abordagem interativa e participativa, com o propósito educativo e não de fiscalização. Sendo assim, os supervisores tem um papel importante que é o de orientar os participantes, monitores e coordenadores em relação à metodologia e aos procedimentos em sala da aula. Além de criarem um elo de comunicação entre os envolvidos no dia a dia dos cursos, as instituições executoras, e a SDECT.

“Realizamos visitas periódicas às unidades e, por meio de entrevistas e conversas, podemos captar como está o andamento dos cursos nos municípios. Como o Via Rápida Emprego possui uma abrangência geográfica grande, pois acontece em todo o Estado, é importante que o supervisor seja esse mediador entre os participantes e a coordenação do Programa”, relata a supervisora, Vera Spezi, que atua no município de Bauru e região.

O balanço dos supervisores e gestores é positivo e pode-se notar uma evolução do Programa. Por exemplo, com a criação de um sistema eletrônico interno, que facilita o trabalho de supervisão. Além do aumento no número de localidades atendidas, que chegou a 494 municípios em todo o Estado.

O crescimento do Programa demanda que o planejamento e a execução dos cursos sejam cada vez mais dinâmicos e eficientes. Avanços que podem ser notados nas impressões que os supervisores trazem em seus relatórios, e também, nas experiências compartilhadas durante o encontro. “Vemos que no decorrer do ano o envolvimento das unidades parceiras com o Programa melhora, os participantes contribuem com suas avaliações e os professores mostram-se cada vez mais integrados à metodologia proposta pelo Via Rápida Emprego. Tudo isso aponta uma série de avanços”, comenta Juan Carlos Dans Sanchez, coordenador de ensino técnico, tecnológico e profissionalizante da SDECT.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo