carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Sumaré ganha posto de serviços da Jucesp



31/01/2013

Nova unidade será mais uma opção de acesso aos serviços da Jucesp na Região (Divulgação)

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) inaugurou nesta quarta-feira, 30 de janeiro, um novo posto de serviços no município de Sumaré. Administrado em convênio com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (Acias), trata-se do 73º posto da Jucesp no Estado e o quarto na região de Americana.


Localizada na sede da Acias, a unidade vai auxiliar na obtenção de certidões e processos de abertura, alteração e encerramento de empresas. O posto de serviços oferece, ainda, triagem, vista prévia da documentação e checagem de requisitos pertinentes ao tipo de ato solicitado.

Durante o evento, o vice-presidente da Jucesp, Alexandre Aniz, destacou que o convênio irá facilitar o acesso de milhares de empresários aos serviços da Junta Comercial. “A inauguração do posto de Sumaré é um importante passo dentro do processo de descentralização. Mais acesso e menos burocracia são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou.

Para o presidente da Acias, Gustavo Caron, a inauguração da Jucesp significa um grande avanço em prol do empresário sumareense. “Com o novo posto, o empreendedor não precisa mais deixar o município em busca do serviço em outras cidades. Era uma antiga reivindicação da Acias e do próprio empresariado que se concretiza num momento em que Sumaré apresenta um crescimento extraordinário”, disse.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, a Jucesp é responsável pelo registro público de empresas mercantis e atividades afins, dando garantia, publicidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos submetidos a registro.

Além do arquivamento de documentos, a Junta Comercial efetua a autenticação de livros contábeis e a matrícula de armazéns gerais, leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais. A Jucesp conta com 5,6 milhões de empresas registradas atualmente. Saiba mais no site: www.jucesp.sp.gov.br.

Compete ao posto de serviços da Jucesp:

a) Receber, protocolar e devolver documentos;
b) Informar sobre a existência de nomes empresariais idênticos ou semelhantes;
c) Emitir ficha cadastral das empresas registradas;
d) Encaminhar aos Escritórios Regionais ou à Jucesp os documentos para análise singular e os requerimentos de certidão simplificada;
e) Encaminhar à Jucesp os documentos para análise colegiada e os requerimentos de fotocópia, certidão específica e Ficha de Breve Relato.

 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo