Sudoeste paulista recebe 4ª edição do Governo Presente

08/10/2011

Governador anunciou mais de R$ 700 milhões em investimentos para a região

A região de Itapeva, no sudoeste paulista, sediou nos dias 7 e 8 de outubro, a 4ª edição do Fórum Governo Presente. Na oportunidade, o governador Geraldo Alckmin fez uma série de inaugurações - com destaque para as novas instalações das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Taquarivaí e Taquarituba. Também foram anunciados mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos em diversas áreas, como transportes, agricultura, saúde, cultura, atração de investimentos, capacitação profissional, justiça e desenvolvimento social. Saiba mais

No início do fórum, o governador recebeu cerca de 100 empresários para uma reunião de trabalho. Intermediado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, o encontro discutiu medidas de apoio aos principais setores produtivos da região, como indústria madeireira, mineração e agricultura.

Na ocasião, Alckmin destacou a importância do diálogo permanente com o setor empresarial. "A mola propulsora do crescimento econômico é o setor privado. São as iniciativas empresariais que geram emprego e renda para os moradores da região. Por isso, a importância de manter o diálogo para criar novos mecanismos de apoio à atração de investimentos”, afirmou o governador.

Secretário Paulo Alexandre Barbosa intermediou encontro com empresários

O secretário Paulo Alexandre Barbosa ressaltou o trabalho que a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade promove para facilitar a chegada de novos empreendimentos para o Estado. “Com o apoio da Investe São Paulo, 18 novos empreendimentos estão se instalando no Estado, o que representa um investimento de quase R$ 10 bilhões, que irão gerar mais de 17 mil empregos. Aqui na região, destaque para a construção da nova planta da Duratex, que irá empregar mais de 300 pessoas, a partir do ano que vem, na produção de painéis de madeira”, disse.

Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), a Investe SP presta serviços de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Uma das ações que contaram com o esforço da agência para viabilizar a chegada da Duratex, foi a negociação da redução da taxa tributária do setor madeireiro, que teve a alíquota do ICMS reduzida de 18% para 7%.

Mais de 300 pessoas acompanharam a plenária com o governador em Itapeva

Anúncios da SDECT
Dentre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin, durante plenária com os moradores da região, está o investimento na criação de 1.524 vagas em cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego em 29 municípios. Parte das turmas já começaram as aulas em agosto. Até o final de 2011, mais de 30 mil alunos serão capacitadas em todo o Estado de São Paulo. A meta é chegar a 400 mil pessoas atendidas até 2014.

“A objetivo do Via Rápida é oferecer oportunidade para quem mais precisa: desempregados, jovens carentes, beneficiários de programas de transferência de renda, idosos, portadores de deficiência, ou seja, todos que têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Ainda na área de ensino profissionalizante, foi assinada uma parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) para a criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza dento do assentamento Pirituba 2, em Itaberá. Com o acordo, serão oferecidas 40 vagas no curso técnico de Agroecologia, a partir de 2012, na Escola Estadual Pedro Pomar. A unidade será administrada pela Etec de Taquarivaí e deverá capacitar trabalhadores rurais de toda a região.

No ensino superior, Alckmin adiantou que o Estado irá custear a implantação de mais um curso de engenharia na Unesp de Itapeva e anunciou que os centros de estudos de línguas também terão seus cursos ampliados.

Equipe técnica discutiu programas e ações da Secretaria com 19 prefeituras

Encontro com prefeitos
Na manhã de sexta-feira, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de seus órgãos vinculados atendeu 19 prefeitos, onde foram discutidas ações da pasta nas áreas de ensino profissionalizante, ciência e tecnologia, desenvolvimento econômico, geração de empregos, atração de investimentos e empreendedorismo. Participaram de audiências os prefeitos de Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Guareí, Iaras, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Manduri, Nova Campina, Piraju, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Itaberá e Angatuba.