SP terá Etec especializada na área de mídia eletrônica

19/03/2010

Governo do Estado celebrou convênio com TV Globo e Fundação Roberto Marinho

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, firmaram nesta sexta-feira, 19 de março, convênio para a implantação de uma Escola Técnica (Etec) voltada à área de mídia eletrônica. A nova Etec é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho.

"É uma Etec pioneira. São cursos inovadores de dois anos, que terão uma demanda muito grande. Cada aluno deve custar R$ 3,5 mil por ano, uma produtividade altíssima. Ter boa mão-de-obra qualificada, força de trabalho preparada é bom pra quem trabalha e pra quem emprega", afirmou o governador José Serra. "É uma Etec inédita. Ganha a sociedade, ganha São Paulo, ganha o Brasil”, completou o secretário de Desenvolvimento. A previsão é que a unidade inicie as atividades em 2011, com dois cursos técnicos - Multimídia, com duração de três semestres, e Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. Inicialmente, estão previstas 240 vagas - 120 entre os dois cursos nos três períodos.

O Centro Paula Souza ficará responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, contratação de professores, compra de mobiliário e equipamentos e infraestrutura para o funcionamento dos cursos.

Perspectiva da Etec que será construída pela TV Globo e doada ao Centro Paula Souza

Em terreno de propriedade do Estado, a futura unidade será construída pela TV Globo e doada ao Centro Paula Souza. O prédio ficará situado na esquina das Avenidas Dr. Chucri Zaidan e Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, zona sul da capital. Além da edificação, caberá à TV Globo implementar um projeto de paisagismo no terreno da Etec, com a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica de São Paulo. Clique aqui para assistir matéria do SPTV sobre a Etec Jornalista Roberto Marinho.

A cerimônia contou também com as presenças da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, e do diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal.

A nova Etec integra o Programa de Expansão para a Educação Profissional. Hoje, a capital conta com 36 Etecs - nos bairros Arthur Alvim, Belém, Bom Retiro, Brás, Butantã, Campos Elíseos, Casa Verde, Cidade A.E. Carvalho, Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó, Guaianazes, Heliópolis, Ipiranga, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Jardim Paulo VI, Jardim São Luiz, Lapa, Mooca, Morumbi, Penha (2), Perus, Pinheiros, Raposo Tavares, Santana (2), Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa (2), Vila Guilherme, Vila Prudente - e quatro Fatecs - no Ipiranga, no Bom Retiro (Fatec São Paulo), na zona leste e na zona sul. Em todo o Estado são 183 Etecs e 49 Fatecs.

Panorâmica da área com a construção do prédio redondo que abrigará a Etec

Técnico em Multimídia
O técnico em Multimídia é capaz de desenvolver tarefas de comunicação visual em meios eletrônicos, organizar e preparar arquivos digitais para compor telas de sistemas de comunicação e aplicar técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento - que complementam estruturas de navegação em mídias digitais -, além de atuar na criação de portais e páginas da web.

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
O profissional em Áudio e Vídeo atua na captação de imagem e som, na ambientação e na operação de equipamentos. O técnico também colabora na investigação e na utilização de novas tecnologias relacionadas a linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade e animação, além de preparar material audiovisual, elaborar fichas técnicas, mapas de programação, veiculação de produtos e serviços de comunicação.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.