SP investe R$ 4 bi em estradas

15/01/2009

O governador José Serra anunciou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, um investimento de R$ 3,9 bilhões para recuperar e pavimentar estradas vicinais. No evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, Serra lançou as fases três e quatro do Pró-Vicinais, que recuperará 7.396 km de estradas, e também o Programa de Pavimentação de vias municipais, que contemplará mais 3.046 km.

"Nenhum município em São Paulo ficará sem acesso adequado por parte da estrada que nos leva a ele. O investimento (somente) deste ano é quase a soma dos dois anos anteriores. São mais de R$ 19 bilhões na infraestrutura econômica e social do Estado", disse o governador.

Até o final de 2010, somadas às etapas 1 e 2 do programa, serão reformados 12 mil km de estradas. Incluindo-se o conjunto do Pró-Vicinais com o Programa de Pavimentação, o Estado terá 15 mil km pavimentados.

Com ação, Serra cumpre uma de suas metas de governo: a de recuperar 12 mil km de vicinais no Estado de São Paulo. Serão beneficiadas com os projetos as regiões de Campinas, Itapetininga, Bauru, Araraquara, Cubatão, Taubaté, Assis, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Grande São Paulo, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Claro e Barretos.

Somente neste anúncio, o governador garante a realização de 1.158 obras, distribuídas praticamente em todas as cidades do Estado de São Paulo. Até o final do próximo ano, o Governo do Estado terá investido aproximadamente R$ 5 bilhões para a recuperação de estradas pertencentes aos municípios.

"Isso também tem um impacto importante sobre o emprego. Quando as obras estiverem em andamento, serão criadas cerca de 36 mil vagas diretas, e mais de 100 mil indiretamente. Porque para construir estrada se demanda material, equipamentos e trabalhadores, e isso resulta em uma contribuição positiva para a manutenção do nível do emprego em São Paulo e no Brasil, pois muito dos efeitos se refletem em outros estados", destacou o governador José Serra.

Nas etapas 1 e 2 do Pró-Vicinais, lançado no ano passado, foram destinados R$ 1 bilhão para a recuperação de 4,6 mil quilômetros. As obras começam neste primeiro semestre e vão melhorar a vida de quase 35,5 milhões de pessoas - equivalentes a 70% do total da população do Estado de São Paulo.

A malha rodoviária do Estado de São Paulo possui 197,7 mil quilômetros, sendo que 175,8 mil quilômetros são de estradas municipais."Nossa secretaria tem trabalhado em sintonia com o governo para cumprir as metas de recuperação das estradas paulistas", afirma o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce. "Nosso compromisso é entregar todas essas melhorias no início do próximo ano".