SP ganha mais uma Fatec e quatro Etecs

22/06/2009

O governador em exercício Alberto Goldman assinou na última sexta-feira, 19 de junho, decretos de criação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Barueri e quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), nos municípios de Mogi Guaçu, Poá e São Paulo (duas escolas).

A implantação das novas unidades, que eleva para 48 o número de Fatecs e para 162 o de Etecs, distribuídas por 134 cidades paulistas, concretiza mais uma etapa do maior Plano de Expansão da Educação Profissional, uma das prioridades do Governo do Estado. O Plano foi elaborado pelo Centro Paula Souza em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento.

A proposta do governo é chegar a 52 Fatecs em 2010. A recém-criada Fatec de Barueri participa do vestibular para o 2º semestre de 2009, oferecendo 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite, para o curso de Comércio Exterior. À noite, a procura foi de 9,23 candidatos por vaga. Coube à Prefeitura do município a construção do prédio onde vai funcionar a unidade. O valor do investimento inicial do Estado para compra de mobiliário e equipamento para a Fatec de Barueri é de R$ 500 mil.

Mogi Guaçu
Localizada na Região Administrativa de Campinas, que já conta com 27 Etecs, a nova escola será implantada em 2010. Além do Ensino Médio, a unidade deve oferecer quatro cursos técnicos: Automação Industrial, Contabilidade, Eletrotécnica e Logística. Inicialmente o Estado vai investir cerca de R$ 500 mil na compra de mobiliário e equipamento. A Prefeitura vai construir o prédio.

Poá
A mais recente Etec da Região Metropolitana de São Paulo participou do 1º Vestibulinho para o segundo semestre de 2009 oferecendo 200 vagas para três cursos técnicos: Administração, Informática e Informática para Internet. O curso de Administração no período noturno teve uma procura de 10,28 candidatos por vaga. A prova foi ontem, dia 21. Em 2010 a escola deve implantar o Ensino Médio. Coube à Prefeitura a construção do prédio. O Estado investiu na compra de mobiliário e equipamentos.

São Paulo
Com as duas unidades, a Capital passa a ter 26 Etecs. As novas escolas estão sendo construídas pelo Governo do Estado em terreno cedido pela Prefeitura, ao lado de Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Etec Parque Santo Antonio
No Vestibulinho para o próximo semestre, cuja prova aconteceu no dia de ontem, 21 de junho, a escola ofereceu 320 vagas distribuídas entre quatro cursos técnicos: Administração, Eletrônica, Farmácia e Informática. Em 2010, a unidade deve implantar também o Ensino Médio. Além da compra de mobiliário e equipamentos, o Estado investiu R$ 11,3 milhões na construção do imóvel.

Etec de Tiquatira
A nova Etec participou do 1º Vestibulinho para o segundo semestre de 2009, oferecendo 200 vagas para os cursos técnicos de Informática, Modelagem do Vestuário e Química. Para o próximo ano está prevista a implantação do Ensino Médio no período da manhã. Para a construção do prédio, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 11,5 milhões. Houve também um investimento inicial de R$ 500 mil em mobiliário e equipamentos.

Endereços

Fatec Barueri
Av. Carlos Capriotti com Al. Wagih Salles Nemer, s/nº - Centro

Etec Mogi Guaçu