carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

SP capacita profissionais de usina de etanol no Pontal



16/11/2009

Acordo firmado pelo Estado capacitará 480 profissionais na nova usina de etanol (Gilberto Marques/Secom)

O Centro Paula Souza - autarquia responsável pela administratação das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado - capacitará nos próximos três anos os profissionais da nova unidade da usina de etanol ETH Bioenergia, inaugurada nesta segunda-feira, 16 de novembro, no município de Mirante do Paranapanema, na região do Pontal. O centro de ensino técnico e tecnológico do Estado vai formar 480 empregados da nova usina. A iniciativa decorre da especialização de 66 ex-alunos da Etec de Teodoro Sampaio, que se formaram em operadores industriais em junho deste ano. O resultado foi tão positivo para a empresa, que a usina decidiu levar outros profissionais para o curso.


As aulas têm duração de 10 meses, sendo as teóricas ministradas na Etec e as práticas na própria usina. "Isso é fundamental porque eleva o padrão produtivo, tecnológico e de qualidade da região", ressaltou o governador José Serra durante o evento de inauguração. A usina investe mais de R$ 6 bilhões na criação de três polos em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e atua na produção, comercialização e logística do setor de bioenergia - etanol, energia elétrica e açúcar.

Usina da ETH Bioenergia produzirá 140 milhões de litros de etanol em 2010/11 (Gilberto Marques/Secom)
Em São Paulo, além da nova unidade, a ETH Bioenergia possui uma usina em Teodoro Sampaio, também na região do Pontal. Juntas, as duas empregam cerca de 3 mil pessoas e têm capacidade de produção de 270 milhões de litros de etanol. Só a nova unidade possui 1,3 mil trabalhadores. Ela entrará em operação na safra 2010/11 produzindo 140 milhões de litros.


Além dos investimentos em produção e capacitação, a empresa mantém projetos sociais e ambientais, como o cultivo de árvores nativas, reflorestamento e escola para filhos de funcionários e assentados. "Viemos inaugurar hoje uma empresa que contratou 1,3 mil trabalhadores, enquadrada em todas as cláusulas ambientais para ajudar no progresso do Pontal e região", disse Serra.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo