SP anuncia implantação de Etec em Olímpia

16/12/2009

Convênio formaliza acordo para implantação de Escola Técnica em Olímpia (Jonas Olmos/Prefeitura de Olímpia)

O município de Olímpia, localizado na região administrativa de Barretos, contará com uma Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza. O convênio para formalização do acordo foi assinado nesta quarta-feira, 16 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, durante solenidade no Clube Thermas dos Laranjais.

A partir do 1º semestre de 2010, a unidade começa a funcionar como classe descentralizada no prédio da antiga sede da delegacia de ensino, na Vila Rodrigues. No total, serão oferecidas 160 vagas nos cursos técnicos gratuitos de Administração, Comércio e Contabilidade. Mais de 200 alunos participaram do processo seletivo no último dia 29 de novembro. Para a implantação da unidade, o Estado investiu R$ 170 mil em mobiliário e equipamentos.

Sobre os cursos
O técnico em Administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Secretário e prefeito vistoriam obras de adaptação do prédio, na Vila Rodrigues (Jonas Olmos/Prefeitura de Olímpia)
Já o técnico em Comércio aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.

Por sua vez, o técnico em Contabilidade acompanha as transações financeiras da empresa, organiza a documentação contábil e controla as movimentações. Ele também dá suporte na fiscalização e na consultoria empresarial, executando a contabilidade geral, de custos e gerencial. Além disso, atua no departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.