carregando...

Notícias

Notícias

SP anuncia cursos técnicos em EEs e CEUs



26/05/2009

O governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 26 de maio, o convênio entre o Centro Paula Souza (órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento), a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura de São Paulo, para abrir 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital. Com a iniciativa, SP garante aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, por meio de cursos gratuitos, com qualidade comprovada.

“Ensino técnico é o ensino que gera emprego. A ênfase neste tipo de ensino é a coisa mais correta que nós poderíamos estar fazendo. Em primeiro lugar por dar oportunidade de emprego para os jovens. Em segundo, porque melhora o aproveitamento dos alunos das Etecs que também cursam o ensino médio e vice-versa. Em terceiro, porque contribui com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. Por isso é que temos o maior plano de expansão do ensino técnico do país”, afirmou Serra.

Os cursos funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infraestrutura já existente. Cada escola estadual ou CEU trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões no projeto. “Vamos aproveitar instalações em toda a parte”, disse o governador.

Para o segundo semestre de 2009, já serão abertas 6.520 vagas. O vestibulinho para o preenchimento dessas vagas será aberto no próximo dia 5 de junho. Outras 2.145 vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2010 (veja tabela abaixo). Receberão o programa escolas de 55 cidades paulistas, incluindo a capital. “Este programa de ampliação de vagas do ensino técnico é um belo exemplo de gestão compartilhada e de integração. Sem construir nenhum prédio, serão 9 mil vagas a mais.”, ressaltou o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Serão inicialmente 12 cursos: Administração, Logística, Contabilidade, Secretariado, Marketing, Comércio, Jurídico, Seguros, Serviços Imobiliários, Informática, Informática para Internet e Redes de Computadores. Outros cursos serão incluídos no próximo ano, quando também devem ser oferecidas vagas em mais 8 CEUs. “Os cursos são voltados para a área de serviços, com foco em gestão de negócios, informação e comunicação”, explicou Alckmin.

O uso de salas das escolas estaduais e CEUs faz parte do Plano de Expansão do Ensino Técnico, que até 2010 vai aumentar em 100 mil a quantidade de matrículas. “Em 2 anos e meio nós atingimos quase 75% da meta que propusemos”, lembrou o governador.

Desde 2007, as Etecs abriram cerca de 40 mil novas vagas. O objetivo é ampliar as chances de quem ingressa no mercado de trabalho. Pesquisa anual do Centro Paula Souza indica que 85% dos egressos de cursos técnicos têm vínculo empregatício, ou seja, depois de um ano de formados, quatro em cada cinco alunos estão trabalhando.

As Etecs, que vão coordenar os cursos, estão entre as melhores escolas do país, conforme comprovou, pelo quarto ano seguido, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Etecs. A Escola Técnica de São Paulo foi a 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, foi a primeira. No ranking nacional, foi a 2ª entre as estaduais.

Inscrições
Pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br
Quando: 5 a 19 de junho
Taxa: R$ 20,00
Data da prova: 12 de julho
Início das aulas: 3 de agosto
Confira relação de escolas estaduais e CEUs da capital que vão oferecer cursos em agosto.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo