carregando...

Notícias

Notícias

SP abre inscrições para 63,7 mil vagas



03/10/2008

São Paulo abre nesta segunda-feira, 6, as inscrições para 63,7 mil vagas no processo seletivo das Etecs (Escola Técnica) e Fatecs (Faculdade de Tecnologia) de todo Estado, mantidas pelo Centro Paula Souza. O número de vagas representa um crescimento de 55% em relação ao vestibular do primeiro semestre de 2007. Os alunos aprovados começam a estudar ainda no primeiro semestre de 2009.

No caso das Etecs, o Vestibulinho deste semestre oferecerá 16.043 vagas para o Ensino Médio, o que representa um aumento de 20,73% em relação ao mesmo período do ano anterior (13.288). Para o ensino técnico, houve aumento de 4.325 vagas em relação ao 1º semestre de 2008, num total de 40.032 vagas, distribuídas em 72 cursos. Quatro deles são inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário, Produção de Cana-de-Açúcar e Serviços Imobiliários.

As 46 unidades de Fatecs de todo abriram 7.715 vagas, montante 23,34% maior que o mesmo período do ano anterior. Entre os 45 cursos superiores gratuitos oferecidos, seis são inéditos: Comércio Exterior, Eventos, Secretariado, Sistemas Aeronáuticos – Manufatura e Sistemas Aeronáuticos – Mecânica e Manutenção e Radiologia.

Desde o segundo semestre de 2008, o Vestibular das Fatecs oferece ao candidato, no ato da inscrição, a possibilidade de colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, sempre na mesma faculdade.

O crescimento da oferta de vagas é resultado do Plano de Expansão do ensino técnico e tecnológico criado pelo governo estadual com o objetivo de dobrar o número de Fatecs em São Paulo de 26 para 52 e elevar em 100 mil o número de matrículas nas Etecs de 77 mil para 177 mil até 2010.

Dados do Centro Paula Souza indicam que o maior crescimento está no ensino médio oferecido pelas Etecs: as vagas dobraram. Nas Fatecs, o aumento é de 85% e no ensino técnico, 38%.

O Centro Paula Souza tem importante papel na formação de mão-de-obra qualificada. Enquanto no Brasil as matrículas no ensino técnico representam apenas 8% do total no ensino médio, em São Paulo essa proporção sobe para 13%.

Inscrições

O candidato a ingressar numa Fatec deverá fazer a inscrição exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br até o último dia, 20 de outubro.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do Centro Paula Souza

C.M.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo