SP abre inscrições para 63,7 mil vagas

03/10/2008

São Paulo abre nesta segunda-feira, 6, as inscrições para 63,7 mil vagas no processo seletivo das Etecs (Escola Técnica) e Fatecs (Faculdade de Tecnologia) de todo Estado, mantidas pelo Centro Paula Souza. O número de vagas representa um crescimento de 55% em relação ao vestibular do primeiro semestre de 2007. Os alunos aprovados começam a estudar ainda no primeiro semestre de 2009.

No caso das Etecs, o Vestibulinho deste semestre oferecerá 16.043 vagas para o Ensino Médio, o que representa um aumento de 20,73% em relação ao mesmo período do ano anterior (13.288). Para o ensino técnico, houve aumento de 4.325 vagas em relação ao 1º semestre de 2008, num total de 40.032 vagas, distribuídas em 72 cursos. Quatro deles são inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário, Produção de Cana-de-Açúcar e Serviços Imobiliários.

As 46 unidades de Fatecs de todo abriram 7.715 vagas, montante 23,34% maior que o mesmo período do ano anterior. Entre os 45 cursos superiores gratuitos oferecidos, seis são inéditos: Comércio Exterior, Eventos, Secretariado, Sistemas Aeronáuticos – Manufatura e Sistemas Aeronáuticos – Mecânica e Manutenção e Radiologia.

Desde o segundo semestre de 2008, o Vestibular das Fatecs oferece ao candidato, no ato da inscrição, a possibilidade de colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, sempre na mesma faculdade.

O crescimento da oferta de vagas é resultado do Plano de Expansão do ensino técnico e tecnológico criado pelo governo estadual com o objetivo de dobrar o número de Fatecs em São Paulo de 26 para 52 e elevar em 100 mil o número de matrículas nas Etecs de 77 mil para 177 mil até 2010.

Dados do Centro Paula Souza indicam que o maior crescimento está no ensino médio oferecido pelas Etecs: as vagas dobraram. Nas Fatecs, o aumento é de 85% e no ensino técnico, 38%.

O Centro Paula Souza tem importante papel na formação de mão-de-obra qualificada. Enquanto no Brasil as matrículas no ensino técnico representam apenas 8% do total no ensino médio, em São Paulo essa proporção sobe para 13%.

Inscrições

O candidato a ingressar numa Fatec deverá fazer a inscrição exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br até o último dia, 20 de outubro.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do Centro Paula Souza

C.M.