carregando...

Notícias

Notícias

Seminário discute parcerias com a Suécia



18/05/2011

Primeiro-ministro destacou ações voltadas à produção de energia renovável

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, 17 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt e sua comitiva. Na oportunidade, foi realizado um seminário internacional com o propósito de discutir ações conjuntas entre os dois Países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O evento teve como moderador o coordenador de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Aurílio Sérgio Costa Caiado, e contou com apresentações do presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando Gomes de Oliveira, do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), Carlos Henrique Brito, do diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, e do CEO e Presidente do Swedish Trade Council, Ulf Berg. Também participaram representantes das empresas suecas: Ericsson, Scania, SAAB e Vinnova.

Coordenador Aurílio Caiado foi o moderador do seminário sobre ciência e tecnologia

Fizeram parte da comitiva sueca os secretários de Estado no Gabinete do primeiro-ministro, Gunnar Wieslander e Katarina Areskoug Mascarenhas, a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, e o chefe do departamento para as Américas do Ministério das Relações Exteriores, Maria Lundqvist.

No encontro, a comitiva sueca mostrou-se interessada nas ações voltadas à produção de energia renovável, já que o país europeu, grande produtor de madeira, é um dos pioneiros na gaseificação da biomassa e também no uso de etanol em transporte público.

Hoje, existem fortes parcerias com a Suécia na área de inovação. A Agência Sueca para Sistemas Inovadores (Vinnova) foi orientada a priorizar o Brasil em sua atuação internacional. No início de 2010, a Vinnova e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) organizaram em conjunto o Innovation Lab (Laboratório de Inovação), em São Paulo, reunindo universidades, empresas e agências governamentais.

Diretor da Investe SP reforçou a importância da cooperação entre os dois Países

Sobre o primeiro-ministro
Fredrik Reinfeldt nasceu em 1965 e iniciou suas atividades políticas aos 18 anos. Em 1991, foi eleito deputado e em 2003 assumiu a presidência do partido. Aos 41 anos foi eleito primeiro-ministro e hoje cumpre seu segundo mandato.

Durante sua visita ao Brasil, ele esteve em Brasília onde participou do encontro do Conselho Empresarial Suécia-Brasil. Na ocasião, empresários brasileiros e suecos discutiram ações para facilitar a realização de negócios entre os dois Países. Já em São Paulo, além do encontro com o governador, o primeiro-ministro participou de um debate na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) sobre economia verde.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo