Seminário discute infra-estrutura

13/11/2007

O secretário-adjunto de Desenvolvimento, Carlos Américo Pacheco, participou nesta terça-feira (13/11), do seminário Desafios e Perspectivas da Infra-Estrutura no Estado de São Paulo, realizado pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base – ABDIB. O secretário-adjunto integrou o painel: Projetos Estratégicos em Setores de Alta Tecnologia, Telecomunicações e Preservação Ambiental, presidido pelo presidente da Andrade Gutierrez Telecomunicações, Otávio Azevedo. Integraram também a mesa o secretário de Meio Ambiente, Francisco Graziano e o diretor do grupo Telefônica, Fernando Freitas.

Abrindo o painel, Francisco Graziano fez uma análise das prioridades na área de saúde no Estado de São Paulo. Para o secretário é necessária uma maior agilidade na expedição de licensas ambientais, que será obtida com a unificação de todos os órgãos que expedem as licensas e com a criação de uma Agência Ambiental para São Paulo.

Em seguida, Carlos Américo Pacheco, fez uma análise do cenário econômico brasileiro enfatizando o contexto do Estado de São Paulo. Para o secretário-adjunto, São Paulo deve fazer frente ao processo de desconcentração industrial que vêm ocorrendo nos últimos anos, conciliando elementos da política industrial tradicional com os incentivos da nova geração. De acordo com Pacheco, São Paulo conta com uma grande diversidade industrial mas ainda mantém patamares baixos de desenvolvimento em setores de alta tecnologia, e tecnologia da informação, como a indústria de hardwares. Nesse sentido, o Estado deve fomentar o incentivo à pesquisa e inovação e promover o desenvolvimento regional através de iniciativas como os Arranjos Produtivos Locais, além de coordenar os diversos instrumentos existentes, que envolvem, entre outros, o Centro Paula Souza, o IPT, e a FAPESP.

Pacheco citou a expansão do ensino técnico e tecnológico como uma das mais importantes metas do governo do Estado. “A mão-de-obra especializada é um dos principais fatores para estimularmos ao máximo a inovação e a agregação de valor nas indústrias paulistas”, disse.

Para finalizar os seminários foi realizado um almoço com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra. Serra agradeceu a iniciativa da ABDIB e disse buscar elevar em 50% o orçamento em infra-estrutura no Estado. “Temos usado muita engenharia e criatividade para alcançar essa meta”, disse o governador.