Secretário vistoria obras da Fatec Bauru

31/07/2009

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou nesta sexta-feira, 31 de julho, convênio com a prefeitura de Agudos para implantação de cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza. A assinatura foi feita durante a abertura da 6ª Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural (Agrifam). "Os cursos foram escolhidos de acordo com as necessidades do setor produtivo local. De cada cinco alunos que se formam nas Etecs, quatro já saem empregados", ressaltou o secretário.

O município de Agudos vai oferecer, já neste segundo semestre de 2009, 80 vagas, divididas entre os cursos de Comércio e Eletrotécnica, no período noturno. As aulas serão ministradas na escola municipal Coronel Leite, a partir do dia 17 de agosto. Agudos pertence à Região Administrativa de Bauru, que conta atualmente com sete Escolas Técnicas (Etecs) – Barra Bonita, Bauru, Cabrália Paulista, Cafelândia, Jaú (duas unidades) e Lins – e três Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – Bauru, Jaú e Lins.

Fatec Bauru
Em seguida, o secretário inspecionou as obras do novo prédio da Fatec de Bauru, ao lado do deputado estadual Pedro Tobias e do deputado federal Edson Aparecido. As obras já estão quase concluídas e a unidade deverá ser inaugurada nos próximos meses. Por enquanto, as aulas da Fatec estão sendo ministradas nas instalações da Etec. Neste segundo semestre de 2009, foram abertas 80 vagas para os cursos superiores de Saúde (Modalidade Projetos) e Manutenção e Operação de Aparelhos Médicos-Hospitalares.

Cursos técnicos em escolas da rede estadual
Graças a uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Estado da Educação, o Centro Paula Souza também estendeu sua oferta de cursos técnicos a escolas da rede estadual de ensino básico. Já neste segundo semestre de 2009, foram abertas 6.520 vagas para capacitação técnica em 74 escolas espalhadas pelo Estado. Somente na região, são 355 vagas nos cursos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Jurídico, Marketing, Secretariado e Serviços Imobiliários, nos municípios de Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Lins.

Plano de Expansão do Ensino Profissional
O aumento da oferta de cursos técnicos faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e Fatecs do Estado. O plano, que é uma das prioridades do governador José Serra tem como meta aumentar em 100 mil as matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar a quantidade de Fatecs, passando de 26 para 52 até 2010.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais. O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois aparecem serviço público (16,3%), microempresas (15,9%), pequenas empresas (15,8%), e propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.