Secretário vistoria obras da Etec de Rancharia

21/12/2009

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, vistoriou neste sábado, 19 de dezembro, as obras de ampliação da Escola Técnica Deputado Francisco Franco, em Rancharia, no bairro Jardim Primavera. A Etec de Rancharia está em obras desde outubro para construção de dois novos blocos, que vão abrigar três salas de aula, laboratório de informática, alojamentos e sanitários. Para a realização das obras, foram investidos R$ 840 mil pelo Estado. As novas instalações estão previstas para serem entregues em maio de 2010.

Integrada ao Centro Paula Souza em 1994, a Etec de Rancharia conta atualmente com mais de 300 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a escola ofereceu 40 vagas para o Ensino Médio e 195 vagas, distribuídas em cinco cursos técnicos: Administração, Agropecuária Integrada, Química e os cursos semipresenciais de Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria (novos). Mais de 400 candidatos prestaram a prova no último dia 29 de novembro. A classificação geral será divulgada no dia 14 de janeiro pela internet e nos painéis de aviso da Etec.

Iepê
Após a vistoria, o secretário seguiu para Iepê, onde assinou convênio com a prefeitura para implantação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza. A unidade será implantada no centro da cidade, na EMEF Antonio Rodrigues, e vai oferecer 40 vagas para o curso técnico gratuito de Administração, no período noturno. O processo seletivo foi realizado no dia 8/11.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.