Secretário vistoria obras da Etec de Embu das Artes

22/03/2010

Secretário de Desenvolvimento durante a vistoria ao lado do prefeito de Embu

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, vistoriou nesta segunda-feira, 22 de março, as obras de construção da Escola Técnica (Etec) de Embu das Artes. Em terreno cedido pela prefeitura, o prédio está sendo construído com recursos do Governo do Estado e do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). No total, estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões na construção da nova unidade, que já está com 86% de suas instalações concluídas. As obras tiveram início em outubro de 2008 e a previsão é que a unidade inicie suas atividades em 2011.

A Etec de Embu contará com 12 salas de aula, 13 laboratórios, biblioteca, auditório, cinco salas administrativas (diretoria, coordenação, secretaria acadêmica, reunião e sala de apoio pedagógico), cantina, cozinha com despensa, quatro depósitos, sanitários, zeladoria, almoxarifado, portaria, quadra poliesportiva com arquibancada, quadra de areia e vestiários para alunos e funcionários, além de pavimentação asfáltica e calçada. O local terá capacidade para receber 1.680 alunos.

A partir do 1° semestre de 2011, a unidade deverá oferecer 480 vagas distribuídas entre o Ensino Médio (160 vagas manhã) e sete cursos técnicos: Contabilidade (40 vagas noite), Eletroeletrônica (80 vagas tarde/noite), Meio Ambiente (40 vagas noite), Informática (40 vagas tarde), Logística (40 vagas tarde), Redes de Computadores (40 vagas noite), e Secretariado (40 vagas tarde).

A Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital) conta com 18 Etecs (localizadas nos municípios de Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Suzano) e com 10 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – em Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra as Etecs e as Fatecs estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.