Secretário visita unidade móvel do Via Rápida Emprego e anuncia nova Fatec em Rio Claro

21/03/2014

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Rodrigo Garcia, participou nesta sexta-feira, 21 de março, da aula inaugural na unidade móvel de Automação Industrial do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela SDECTI. Instalado no Shopping de Rio Claro, o veículo oferecerá durante um mês 60 vagas para moradores da cidade. Após evento, Rodrigo seguiu para a prefeitura, onde anunciou a instalação da futura Fatec, obras na Etec do município e, mais tarde, visitou o terreno que receberá o empreendimento. Participaram do encontro o deputado Aldo Demarchi, o engenheiro do Centro Paula Souza, Rubens Goldman, e outras autoridades.

O Estado investiu mais de R$ 4 milhões na carreta, que possui  área interna de aproximadamente  60 m². Ela é  equipada com sistema multimídia, dez bancadas didáticas  para comandos lógicos programados (CPL), cinco kits didáticos (de classificador de peças,  de controle de nível e temperatura,  de portão eletrônico,  de semáforo, e de elevador de quatro andares) e dez maletas de conjunto para estudo de redes, comunicação industrial e sistema de supervisão.

A unidade atende até 20 alunos por turma. Com duração de 100 horas, o curso é ministrado em três períodos (manhã, tarde e noite) por professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela SDECTI.

De acordo com Rodrigo Garcia, o trabalhador qualificado tem mais chances de obter uma boa colocação . “Hoje, um profissional preparado é o diferencial que as empresas procuram. Os cursos do Via Rápida oferecem capacitações dinâmicas de curta duração para os diversos setores”, explica.

Durante o período das aulas, os participantes receberão material didático, auxílio alimentação no valor de R$ 100 e subsídio transporte de R$ 150. Desempregados, que não contam com seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito a uma bolsa mensal de R$ 210.

As inscrições são realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir em um dos municípios atendidos. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado.
A seleção é feita pela SDECTI, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.

Sobre o Via Rápida Emprego

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Até o momento, o Programa já atendeu 140 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas. Em 2014, o Programa oferece 162 mil novas vagas e 17 novas unidades móveis, além da ferramenta online de intermediação de mão de obra - Vaga Certa. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br

Nova Fatec de Rio Claro

Após anúncio da licitação para a construção da futura Etec, na prefeitura de Rio Claro, o secretário visitou as obras da unidade, prevista para ser implantada em 2015. O governo do Estado deve investir R$ 27 milhões na unidade. Serão disponibilizadas 160 vagas divididas entre os cursos de Automação Industrial e Gestão da Produção Industrial.

Confira as fotos na prefeitura e na Fatec.