carregando...

Notícias

Notícias

Secretário visita sexta edição da Feteps



23/10/2012

Ao todo, serão expostas 196 criações de Etecs e 52 de Fatecs

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, visitou nesta terça-feira(23), a 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). A mostra, que acontece na Expo Barra Funda entre os dias 23 e 25, apresenta 256 projetos de mais de mil estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de 25 de alunos de instituições internacionais, totalizando 281 trabalhos.

De acordo com o secretário Luiz Carlos Quadrelli, o evento também é uma oportunidade para que candidatos ao vestibulinho realizem um primeiro contato com a instituição. "Os aspirantes a uma vaga na Etec tem a possibilidade de conhecer os cursos técnicos, experiências desenvolvidas por alunos, além de estabelecer uma primeira relação com os professores da rede", disse.

A novidade desta edição é a presença, no mesmo espaço, da Empírika, feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação realizada pela primeira vez em 2010, na Espanha, antecipando as comemorações do 8° centenário da Universidade de Salamanca. Desde então a Feira é realizada cada ano em um país. Nesta edição, a Empírika apresentará 44 trabalhos.

No último dia, os melhores trabalhos serão premiados com tablets

De acordo com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a Feira Tecnológica é uma prova de que os alunos da instituição são capazes de transformar conhecimento em inovação. “Neste espaço estão reunidos os melhores projetos de futuros técnicos e tecnólogos, frutos de uma educação muito séria e de professores que desafiam estudantes”, disse.

Destaques
Ao todo, serão expostas 196 criações de Etecs e 52 de Fatecs, mais oito destaques nas áreas de indústria, serviços, saúde, agroindústria, ciências, meio ambiente, informática, iniciativas sociais e arte. No último dia, os melhores trabalhos serão premiados com tablets, ipods e troféus (destaques).

Entre os projetos, estão um teleférico para transporte de carga em área de proteção que foi levado à Rio+20 (Fatec Itapetininga), uma técnica para solidificação de petróleo em caso de vazamentos (Etec de Barretos), um simulador de terremotos (Etec de Vargem Grande do Sul), softwares para controle de diabetes melitus (Fatec Jundiaí) e de controle de vacinas (Etec de Franco da Rocha), piso que converte passadas em energia, pontos de ônibus (Etec de Diadema) e semáforo para pessoas com deficiência (Etec de Piraju), além de robôs para exploração de terrenos (Etec de Ibitinga) e locomoção de pessoas (Fatec de Osasco).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo