carregando...

Notícias

Notícias

Secretário visita sede da Associação Brasileira de Cimento Portland



12/02/2014


Rodrigo Garcia, e o subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra, em visita à sede da Associação Brasileira de Cimento Portland. Crédito: Alex SantosO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e o subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra, visitaram nesta quarta (12/02), a sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), na zona oeste da capital paulista. O encontro foi guiado pelo presidente da ABCP, Renato Giusti e por diretores da instituição.

De acordo com Rodrigo Garcia, a ABCP é um centro de referência voltado ao setor cimenteiro. “Esse espaço é muito importante para a construção civil brasileira. Ele difunde conhecimento por meio de pesquisas, oferece serviços para a solução de problemas e promove o aperfeiçoamento e capacitação de técnicos do segmento”, completa.  

Na ocasião, o secretário conheceu todas as instalações da Associação, entre elas, os laboratórios voltados para pesquisas nas áreas de metrologia, argamassas industrializadas, meio ambiente, mineralogia, cimento e concreto, além da biblioteca especializada com  mais de 50 mil títulos.

Sobre a ABCP

Foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de Associados. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento, a entidade tem usado sua expertise para o suporte a grandes obras da engenharia brasileira.

O laboratório da ABCP é centro de referência nessa prestação de serviços ao setor cimenteiro, à indústria coligada de materiais de construção e aos consumidores. Possui certificação ISO 9001 e acreditação no Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (lNMETRO) para realização de análises químicas, físico-mecânicas e mineralógicas de matérias-primas, combustíveis, resíduos industriais, clínquer, cimento, concreto, argamassa e produtos cimentícios

Sobre o Cimento Portland

O Cimento Portland é a denominação técnica utilizada mundialmente para o produto conhecido como cimento, que o diferencia de outros tipos como o cimento de aluminato de cálcio, o cimento polímero, o cimento para uso odontológico, o cimento betuminoso e outros. Seu processo de fabricação se dá pela mistura homogênea de sulfato de cálcio (gesso) e clínquer, este último obtido a partir da queima de mistura adequada de calcário e argila, em fornos a altas temperaturas (1.500°C) e resfriados bruscamente.
 
Clique aqui para ver mais fotos
 
 
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo