Secretário visita obras da Fatec Barueri

03/07/2009

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, inspecionaram nesta sexta-feira, 3 de julho, as obras da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Barueri. A nova unidade, que está pratica- mente concluída, inicia as aulas no próximo mês de agosto. No total, 438 pessoas prestaram vestibular, no dia 28, para as 80 vagas do curso de Comércio Exterior. Uma procura de 5,5 alunos por vaga. “No ano que vem vamos instalar o curso de Produção de Materiais Plásticos”, disse Alckmin.

As obras da Fatec Barueri foram iniciadas há cerca de um ano. A prefeitura construiu o prédio no valor de cerca de R$ 14 milhões, além dos serviços de infraestrutura viária. A Fatec tem 7,2 mil m² de área construída, conta com 21 salas de aula, sete laboratórios, auditório para 170 pessoas, biblioteca, quadra coberta e estacionamento interno com 128 vagas. A Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Centro Paula Souza, vai equipar e mobiliar a unidade no valor de R$ 500 mil e será responsável pela gestão da faculdade.

Barueri também construirá uma Escola Técnica (Etec) no município. “A Etec será construída ao lado da Fatec, do Senai e da Câmara Municipal, onde também teremos a Praça dos Estudantes”, afirmou Furlan. Com previsão de início para o segundo semestre de 2010 e capacidade para 720 alunos, a escola será voltada para a área da saúde, com os cursos de Enfermagem, Órtese e Prótese e Radiologia Médica, além de Ensino Médio. “Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para uma pessoa melhorar seu salário, precisa investir em conhecimento, e Barueri está dando essa oportunidade com a Fatec e a Etec”, disse Alckmin.

Região Metropolitana de São Paulo
Atualmente, estão em funcionamento 15 Etecs na Região Metropolitana de São Paulo. E estão previstas mais oito escolas técnicas até o final de 2010. Quanto às Fatecs, existem oito unidades em funcionamento e mais três que iniciarão as aulas até o fim do ano que vem.