Secretário visita obras da Etec de Esportes

23/02/2012

Etec integrará um Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e o governador Geraldo Alckmin visitaram nesta quinta-feira (23) as obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, na Vila Maria, em São Paulo. A instalação vai oferecer o curso técnico de Esportes e Atividade Física, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra. O evento contou também com as presenças do secretário de Esportes, José Benedito Pereira Fernandes, e da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá.

“O investimento do Estado nessa obra é de mais de R$ 32 milhões e o intuito é que os futuros alunos desta Etec tenham um ambiente completo, com quadras, equipamentos e salas para estudarem e garantirem uma vaga no mercado de trabalho. Com qualificação profissional o estudante tem maiores chances na vida”, disse o secretário Paulo Alexandre.

A primeira escola técnica voltada aos esportes integrará um Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake em terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). A obra, iniciada em agosto de 2011, tem previsão de término no primeiro semestre de 2013. Alguns dos ambientes são: biblioteca, duas academias, laboratórios, como os de tênis de mesa, judô, boxe, informática e multiuso, salas de aula, entre outras instalações acadêmicas e administrativas.

Além do prédio da Etec, onde serão ministradas as aulas teóricas, o Centro de Convivência terá um pavilhão multiuso – que vai abrigar quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários, entre outros ambientes – e os blocos de Administração, Espaço Pedagógico e Cultural e Ambulatório.

O projeto arquitetônico prevê a construção a céu aberto de cinco quadras para prática de esportes diversos, como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses espaços serão utilizados pelos alunos da Etec, como laboratórios, e pela comunidade, para atividades esportivas e de lazer. Todas as instalações do Centro de Convivência atenderão às normas de acessibilidade.

Enquanto as instalações da Etec de Esportes estão sendo construídas, o curso técnico de Esportes e Atividade Física foi implantado neste semestre em outro local, para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra e do Instituto Esporte & Educação. Os alunos fazem as aulas teóricas e práticas na Etec de Artes, localizada no Parque da Juventude, onde também ocorrerão as atividades de quadra. Com esta iniciativa, será possível aperfeiçoar o currículo até a implantação da escola técnica específica para Esportes.

O curso técnico de Esportes e Atividade Física tem duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.