carregando...

Notícias

Notícias

Secretário visita laboratórios do IPT



19/02/2009

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, visitou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, acompanhado do secretário-adjunto, Luciano de Almeida, para ver as mais recentes linhas de pesquisa desenvolvidas no órgão vinculado à pasta. A visita começou pelo Laboratório de Corrosão e Proteção, ampliado em 1.300 metros quadrados, com o apoio da Rede de Materiais de Corrosão/Petrobras. Em seguida, Alckmin conheceu a operação do Prumo, projeto de unidades móveis.

Os visitantes conheceram também o Laboratório de Hidrodinâmica, que conta com um Centro de Usinagem de Modelos por Robô que produz o protótipo de um rebocador para a Petrobras - a primeira usinagem feita por robô na América Latina. E por último, Alckmin foi ao Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento, premiado pela Eletrobrás, que realiza ensaios de desempenho elétrico e eficiência energética de eletrodomésticos e aquecedores.

Depois das visitas às instalações laboratoriais, o diretor-presidente do instituto, João Fernando Gomes de Oliveira, fez uma apresentação institucional com foco no projeto de modernização, ações da Diretoria Financeira, fluxograma de requisição de compras e principais ações que concorrem para a melhoria de desempenho do Instituto. O secretário discutiu pesquisas na área da saúde, mencionando o IPT como instituição fundamental para o desenvolvimento paulista. "Os 110 anos serão comemorados com importantes conquistas que trarão melhor estrutura ao Estado de São Paulo. É um conhecimento público em pesquisas na terra, na água e no ar, que devem ter os olhos no futuro. Pesquisa é emprego, competitividade e qualidade de vida", afirmou Alckmin.

O secretário recebeu ao final do encontro um exemplar do livro "Pioneirismo nos Céus", que conta a saga da Divisão de Aeronáutica do IPT (1934-1957) e as contribuições pioneiras do Instituto à indústria aeronáutica brasileira. Alckmin aproveitou também para destacar o próximo encontro com o IPT em São José dos Campos, no próximo dia 2 de março, onde será assinado um contrato com o BNDES para implantar o Laboratório de Estruturas Leves, que dará contribuição estratégica à fabricação de aviões modernos no País.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo