carregando...

Notícias

Notícias

Secretário visita cidade universitária da Unicamp



31/01/2011

Secretário prega maior integração das universidades com as ações do governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu nesta segunda-feira a visita do vice-governador Guilherme Afif Domingos, que acumula o posto de titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo. “Estou cumprindo uma agenda de visitas pessoais aos campi das universidades que compõem o quadro de entidades vinculadas à pasta. Com a extinção da Secretaria de Ensino Superior, a ligação entre universidades e governo volta a se dar como era antes com a antiga Secretaria de Ciência e Tecnologia”, disse.

A SDECT foi idealizada para promover o crescimento econômico sustentável, aprimorar os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica, além de estimular a inovação no Estado com políticas para geração de emprego e renda. Reformulada, a ex-Secretaria de Desenvolvimento passa a fortalecer o apoio ao micro e pequeno empreendedor, a atração de investimentos, o incentivo à pesquisa científica e tecnológica e a expansão do acesso aos ensinos superior e profissionalizante.

De acordo com o vice-governador, o mais importante é procurar uma maior integração das universidades paulistas entre si – que já oferecem uma grande contribuição – e as ações de desenvolvimento do governo estadual. “Mantida toda a autonomia das universidades, uma conquista que devemos sempre relembrar, devemos concentrar estas ações para que seja mais divulgado o acervo de inovação tecnológica que nós temos”, destacou.

O vice-governador veio acompanhado da coordenadora de Ensino Superior da pasta, Fernanda Menezes. Eles foram recebidos no heliponto do campus pelo reitor Fernando Costa. Coube ao próprio reitor, em seu gabinete, fazer uma apresentação da Unicamp aos visitantes. “Nossa administração guarda uma ótima expectativa em relação ao novo governo. A visita do vice-governador é muito importante porque mostra a preocupação do Estado com as universidades paulistas”, observou Costa.

Guilherme Afif Domingos ainda não conhecia o campus pessoalmente e se disse impressionado com o que estava vendo e com as informações que recebeu do reitor. “Foi uma apresentação bastante ampla, mostrando a importância deste polo tecnológico no mundo e a produção científica das universidades de São Paulo, com a participação muito especial da Unicamp. É aquilo que a gente sabia constatado in loco”, afirmou.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo