Secretário se reúne com prefeitos do Vale do Paranapanema

12/02/2014

No encontro ficou estabelecido que será assinado um protocolo de intenções, para a implantação de um Centro de Inovação na região

Secretário e presidente do CivapO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Rodrigo Garcia, recebeu nesta quarta-feira, 12/02, o deputado  estadual Mauro Bragato e representantes do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap), para discutir ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios do Oeste Paulista.

Na oportunidade, foram debatidas a possibilidade de ampliação de cursos do Via Rápida Emprego, a implantação de um centro de inovação na região e o Programa EJA Mundo do trabalho. De acordo com Rodrigo Garcia, a SDECTI possui diversas iniciativas que vão de encontro com as necessidades regionais. “É muito importante que os municípios conheçam todas as ações da Secretaria voltadas para qualificação profissional e Educação de Jovens e Adultos”, acrescenta.

Durante o encontro, o secretário também explicou a diferença para a viabilização de um parque tecnológico e um centro de inovação. “O centro é consolidado em menos tempo. Ele concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, além de ser um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos”, completa.

Na audiência, Rodrigo ressaltou ainda que o Governo do Estado criará o Sistema Paulista de Ambiente de Inovação, que vai reunir ações das incubadoras, centros de inovação, núcleos e parques tecnológicos para fortalecer ainda mais o desenvolvimento paulista.

A reunião também contou com a participação do coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria, Flávio Prandi, além de técnicos da Pasta e da empresa Geo Brasilis, que realiza atualmente do plano desenvolvimento regional e local dos municípios do Vale do Paranapanema, projeto que recebeu investimento da Secretaria.

Sobre o Plano de Desenvolvimento

O plano visa o desenvolvimento regional, a promoção do crescimento econômico sustentável e a inovação nos municípios envolvidos. Será elaborado um estudo aprofundado do diagnóstico e prognóstico dos seguintes setores: piscicultura, fruticultura, seringueira, moveleiro e outros relacionados ao agronegócio. Também foi analisado o mercado turístico regional. O estudo terá investimento total  de R$ 300 mil. Desse montante, R$ 240 mil foram financiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECT) e R$ 60 mil de contrapartida do Civap.

Sobre o Civap

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) é uma organização com o objetivo de atuar no enfoque regional e sustentável, na busca de soluções globalizadas e na relação dos municípios integrantes com os poderes estaduais e federais. Fazem parte do Civap os municípios de Assis, Borá, Campos Novos Pta, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, João Ramalho, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã.

Clique aqui para ver mais fotos