carregando...

Notícias

Notícias

Secretário se reúne com delegação Alemã



02/07/2007

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, recebeu nesta segunda-feira (02/07), uma delegação de empresários e autoridades do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Na visita, o secretário apresentou as condições para investimentos em São Paulo, e esclareceu dúvidas dos participantes. Entre os presentes estavam o secretário da economia de Baden-Württemberg, Ernst Pfister, a parlamentar, Edith Sitzmann, o presidente da Câmara Artesanal de Konstanz, Bernhard Hoch e o Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Heinz Peter Behr. A inciativa tem como objetivo fortalecer vínculos e atrair capitais de investimento para o Estado de São Paulo.

Logo no início do encontro os presentes afirmaram estarem surpresos com o crescimento econômico do país. “Nós temos um grande interesse em saber sobre a situação econômica do Brasil. Estamos admirados com o crescimento econômico do país”, afirmou o secretário Ernst Pfister. As perguntas da delegação vieram após uma breve apresentação sobre a situação econômica e social de São Paulo. Os visitantes levantaram diversas questões sobre infra-estrutura, logística, mão-de-obra, pesquisa e tecnologia, parcerias público-privadas e investimentos internacionais.

O secretário Goldman atendeu às demandas dos participantes explicando quais as necessidades estruturais do Estado, suas parcerias com o setor privado, as condições para investimentos, bem como os programas para modernização. “Necessitamos de investimentos em infra-estrutura. Temos uma grande rede de rodovias, apesar de sermos deficientes no transporte ferroviário”, afirmou.

Baden-Württemberg é o estado federal com o terceiro maior território da Alemanha e um dos maiores e mais crescentes níveis per capita da Europa. Seu estado é composto de 47% do território em agricultura e 38% em áreas florestais. O lugar é um pólo econômico significativo e conta com empresas como a Bosch, Porche, SAP e Daimler-Chrysler e seu volume de exportações alcança quase os índices da Espanha ou Suécia.

A Alemanha é um dos países que mais investe no Brasil e exportou de São Paulo, em 2006, um total de US$1.588.229.874.“O papel da secretaria é apoiar, auxiliar e incentivar os investimentos privados, internos e externos”, explicou o secretário.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo