carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário se reúne com comitiva da Baviera



28/10/2011

Secretário Paulo Alexandre e secretária Emilia Muller debatem cooperação

Trocar experiências tecnológicas e estreitar relações com as universidades paulistas e com a Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Esses foram alguns dos temas discutidos durante reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e uma comitiva alemã liderada pela secretária de Assuntos Federais da Baviera, Emilia Muller. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a participação do Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo, Rodrigo Tavares.

A comitiva alemã, composta por 11 pessoas, manifestou interesse em visitar o Parque Tecnológico de São José dos Campos. Em todo o Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o PqTec de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no sistema. Parques Tecnológicos são espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Outra área de interesse dos alemães diz respeito à possibilidade de estabelecer uma cooperação entre a Baviera e São Paulo na área de pesquisa. Nesse sentido, o secretário Paulo Alexandre destacou a possibilidade de intercâmbio com as universidades paulistas e também com a Fapesp; iniciativas que podem resultar na assinatura de acordos futuros, com a possibilidade de elaboração de projetos de pesquisa cooperativos, conduzidos por cientistas, estudantes ou grupos de pesquisa em ambos os países.

A realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também fez parte da agenda de assuntos discutidos com a comitiva da Baviera. Rainer Koch, presidente da Associação de Futebol daquele estado, lembrou a experiência adquirida com a realização da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006, e destacou a coincidência de que a cerimônia de abertura da copa naquele ano aconteceu na capital Munique – no Estado da Baviera –, enquanto a Copa no Brasil terá como palco da abertura a cidade de São Paulo.

O secretário Paulo Alexandre informou que o Estado está se preparando para esse grande evento, tem feito grandes investimentos em obras e criou recentemente o Comitê Paulista da Copa, encarregado de coordenar todas as ações no âmbito do Estado de São Paulo.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo