Notícias
Notícias
Secretário Rodrigo Garcia recebe delegação da Bélgica
31/10/2013
O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, teve como objetivo principal estreitar relações acadêmicas e econômicas entre São Paulo e o país europeu

Durante sua apresentação, Rodrigo Gracia traçou um panorama econômico do Brasil e de São Paulo e os programas estaduais voltados à inovação e ao ensino superior. “O estado é o melhor para se investir no País. Aqui temos as melhores universidades públicas e institutos. São investidos mais de13% da arrecadação em educação superior de alta qualidade, pesquisa e desenvolvimento. Estamos à disposição para trocar experiências com os educadores belgas”, acrescenta.
De acordo com o ministro da Educação, Juventude e Igualdade de Chances de Bruxelas, Pascal Smet, o Estado de São Paulo tem um importante destaque no ensino superior brasileiro. “Esperamos intensificar a cooperacação acadêmica por meio do intercâmbio de estudantes e educadores paulistas”, ressalta
Cooperação São Paulo-Bélgica
Em outubro de 2013, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), órgão vinculado à Secretaria, e a Direction Générale Opérationnelle Economie, Emploi & Recherche du Service Public de Wallonie (DGOEER), uma das principais financiadoras da Bélgica para pesquisa e desenvolvimento, assinaram um acordo de cooperação científica e tecnológica. O documento foi firmado durante seminário sobre parcerias público-privadas no Brasil e na Bélgica, realizado na sede da Fapesp.
Válido por três anos, o acordo prevê o financiamento de pesquisas conjuntas, principalmente nas áreas de biotecnologia, saúde, alimentos, tecnologias verdes e desenvolvimento sustentável, logística, mecânica, aeronáutica e aeroespacial.
Confira aqui mais fotos do evento.