carregando...

Notícias

Notícias

Secretário Rodrigo Garcia recebe cônsul geral do Equador



20/08/2013

No encontro foram discutidas ações voltadas ao ensino superior, ciência, tecnologia e inovação
 
Rodrigo Garcia, Fernando Javier Poce Leiva e assessora participam de reunião na sede da Pasta (Ruy Jobim/SDECT)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Rodrigo Garcia recebeu nesta terça, 20/08, o cônsul geral do Equador, Fernando Javier Poce Leiva, para trocar experiências sobre o ensino superior e iniciativas voltadas à promoção de ciência e tecnologia nos dois países. Também participaram do encontro, o gerente de relações internacionais da Investe SP, Luis Arbex, o coordenador de ensino superior, Valdecir Tadei, o assessor especial da Subsecretaria de Ciência Tecnologia, José Luiz Gavinelli e a assessora, Lorena Doloso. 

Durante a reunião, além de colocar a Pasta à disposição para articular novas parcerias com o Equador, Rodrigo Garcia também apresentou a estrutura da Secretaria e indicou as principais iniciativas que deverão ser conhecidas pela delegação equatoriana, que visitará o Estado em setembro. “Além de possuir as quatro principais universidades públicas paulista, a SDECT conta com diversos programas e órgãos vinculados ligados à inovação tecnológica, ao empreendededorismo e à competitividade que merecem atenção especial”, ressalta.

Segundo Leiva, o novo Governo do Equador tem como principal foco, a educação, pesquisa e inovação. “Pretendemos construir universidades e institutos tecnológicos que deverão ter parcerias com o setor privado. Vamos conhecer diversas medidas paulistas, que podem nos dar um direcionamento”, acrescenta.

Parcerias acadêmicas com o Equador
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia mantém parcerias com o Equador por meio das universidades paulistas. A Universidade de São Paulo (USP) possui convênios de cooperação com a  Universidad Internacional Del Equador e Escuela Politécnica Del Ejército, que promovem intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores nas áreas de saúde e administração.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui convênio com a Secretaría Nacional de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación, que viabiliza bolsas para estudantes equatorianos. Já a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) tem um acordo de cooperação técnica, científica e acadêmica com a Pontificia Universidad Católica Del Ecuador Sede Ibarra, que também promove ações de intercâmbio de alunos, docentes e pesquisadores.


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo