Secretário Rodrigo Garcia anuncia ampliação de vagas e investimentos na Famerp

27/08/2013

Na ocasião, foram anunciadas a ampliação das vagas para o curso de medicina e investimentos para a construção de salas reversíveis, além de novas oportunidades do Via Rápida Emprego na região

Secretário durante visita às instalações da FamerpO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, visitou nesta terça-feira, 27 de agosto, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) para anunciar a ampliação das vagas do curso de medicina e investimentos para a construção de salas reversíveis. Na ocasião, também foram apresentadas as novas 180 vagas do Via Rápida Emprego para cursos de qualificação profissional. Participaram da visita, o prefeito Waldomiro Lopes, o diretor-geral da Famerp, Dulcimar Donizeti de Souza e outros representantes da instituição.

Rodrigo Garcia destacou que a instituição é a primeira faculdade do Estado a ter incremento de vagas já no ano letivo de 2014.“O governador Geraldo Alckmin nos passou essa missão.Vamos aumentar de 64 para 80 o número de vagas no curso de medicina, o que resultará em um acréscimo de 25% no vestibular de 2014”, disse..

O governo de SP vai investir R$ 1,8 milhão na reforma e ampliação de 8 salas de aula reversíveis, que poderão se transformar em um auditório com 800 lugares. As obras devem começar já na primeira semana de setembro, com finalização prevista para fevereiro de 2014.

A Famerp faz parte do seleto grupo das 20 melhores instituições de ensino superior do Brasil, por ter atingido a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Para o diretor geral, Dulcimar Donizeti de Souza, melhor que criar novas escolas médicas é investir nas que já estão funcionando e têm potencial. “A Famerp é uma autarquia estadual, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, cujo secretário pela primeira vez é rio-pretense. Isso, com certeza, traz mais proximidade com o governo e agilidade nas decisões em benefício da comunidade acadêmica”, afirmou.

De acordo com o diretor, melhorar a qualidade do ensino significa alavancar a qualidade de vida da população. Hoje, são 367 alunos na graduação em medicina e 350 cursando residência médica, 20% destes estudantes serão absorvidos pela rede pública de saúde. Outros 192 alunos cursam enfermagem e mais de 2,5 mil alunos atuam nos cursos de pós-graduação.
Famerp em números

A Famerp já formou mais de 2,4 mil médicos e mais de 900 enfermeiros desde a sua fundação em 1964. A instituição também oferece 3 programas “strictu sensu” (mestrado e doutorado), 64 cursos de pós-graduação “lato sensu” e programas de residência médica. Desde 1999, quando passou a oferecer os cursos da pós-graduação, mais de 7 mil alunos já se formaram. Os estudantes têm à disposição 68 cursos de pós nas áreas biológica, fisioterápica, multiprofissional, médica e psicológica. Hoje, são cerca de 2,5 mil alunos matriculados nos cursos “strictu sensu” e “lato sensu”.

Clique aqui e confira o vídeo do evento.