Secretario reúne-se com cônsul da Alemanha

03/12/2013

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, reuniu-se nesta terça-feira, 3 de dezembro, na sede da Pasta, com o cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble, para conversar sobre investimentos e fortalecer as relações entre o Estado e o país europeu. O encontro contou com as presenças do cônsul geral adjunto da Alemanha, Rainer Müller, do diretor de Relações Institucionais e Internacionais da agência Investe SP, Sérgio Costa, e do secretário executivo de Administração da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Nourival Pantano Junior.

Durante a vista, o secretário apresentou o ambiente de negócios paulista, que conta com mão de obra qualificada, grande mercado consumidor, infraestrutura diferenciada, e investimento em tecnologia e inovação. “São Paulo destina 13% do orçamento em formação superior, pesquisa e desenvolvimento. Nosso desafio é trazer recursos do setor privado para esses segmentos e melhorar ainda mais a competitividade do Estado e do País”, reforçou.

Friedrich Däuble aproveitou a oportunidade para comunicar que algumas companhias alemãs têm interesse em aplicar recursos no Estado. “É uma boa notícia que trago da Câmara de Comércio. Muitas empresas alemãs querem não apenas manter, mas aumentar os investimentos em São Paulo, e buscam informações para desenvolver os projetos”, frisou.

Rodrigo Garcia explicou que a Investe São Paulo, vinculada à Secretaria, está preparada para atender às demandas dos empresários e mostrar oportunidades de negócios. “A agência está com as portas abertas para receber os empreendedores e pode auxiliá-los na localização de área para instalação, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura”, completou

Sobre a Investe São Paulo

Criada em 2008, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – executa um papel de articulação entre entidades públicas e privadas para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado. A agência também auxilia o empreendedor na busca pelas melhores oportunidades de negócios, com o propósito de estimular a competitividade da economia, a geração de emprego e renda, e a inovação tecnológica no Estado de São Paulo.

Até o momento, três empresas de origem alemã anunciaram investimentos no Estado com o suporte da Investe SP: Rohde & Schwarz, Liebherr e Mercedez Benz. As companhias destinaram cerca de R$ 600 milhões nos projetos, gerando 1226 empregos.