carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário recebe representantes do Governo de Tocantins



14/02/2013

Fonte: SDECT

Secretário Quadrelli, Santa Izabel e representantes de Tocantins em reunião (Lívia Haddad / SDECT)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, recebeu nesta quinta-feira (14/02) o secretário de Estado da Indústria e do Comércio de Tocantins, Paulo Massuia, e o diretor de Empreendimentos Estratrégicos e Atração de Investimentos, Paulo Marcelo Mendonça. O encontro destacou as principais ações da Pasta voltadas ao ensino profissionalizante, como o Programa Via Rápida Emprego, a promoção de ciência e tecnologia por meio do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e a atração de investimentos internacionais, com o apoio da Investe SP.

De acordo com Quadrelli, encontros com representantes de outros Estados são eficazes para conhecer novas políticas públicas, além de oferecer subsídios para elaboração de Programas que precisam ser consolidados em regiões que estão em constante desenvolvimento. “Além de inúmeros projetos de infraestrutura, Tocantins vem apresentando o maior crescimento do PIB, na região norte do País. É de suma importância compartilhar ações do Governo Paulista, que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável em prol da população”, destaca.

Durante a reunião o secretário enfatizou a importância da qualificação profissional por meio do Via Rápida Emprego, que oferece de forma rápida e gratuita cursos profissionalizantes, de acordo com as demandas regionais, além de garantir mão de obra especializada para as novas empresas que se instalam no Estado. "O Via Rápida oferece mais de 150 opções de cursos voltados aos setores da cosntrução civil, indústria, comércio, agricultura e prestação de serviços."

Segundo Quadrelli, para a atração de novos negócios, o Estado conta com Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo, que além de atrair investimentos nacionais e internacionais, estimula a competitividade da economia, a geração de empregos e a inovação tecnológica. “A Investe está preparada para receber o investidor, promover a articulação entre os setores público e privado e fornecer informações e dados atualizados, com o intuito de auxiliar o empreendedor na busca pelas melhores oportunidades de negócios no Estado. Só em 2012, foram anunciados 21 novos empreendimentos com o apoio da agência”, ressalta.

Segundo Massuia, Tocantins também busca a atração de investimentos estrangeiros e novos negócios. “Já possuimos um bom relacionamento com a Espanha, que tem extrema competência para o desenvolvimento de infraestrutura. Recentemente foi nomeado pelo nosso governador, Siqueira Campos, um secretário extraordinário que ficará instalado em Madri. O estado é novo e precisa aprimorar essa área”, conclui.

Outro tema apresentado no encontro foi o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). Criado em 2006, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação de Parques Tecnológicos, sendo: cinco (5) com credenciamento definitivo no Sistema (São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba); 14 com credenciamento provisório (Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Santo André, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e Eco Tecnológico), São José do Rio Preto, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Univap-São José dos Campos e nove em estudos (Campinas - Ciatec, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Grande ABC, Guarulhos, Jundiaí, Pirassununga e Bauru).

Também participaram da reunião, o coordenador de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Juan Carlos Sanchez, a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Désirée Zouain e o chefe de gabinete, Antônio Carlos Santa Izabel.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo