Secretário recebe prefeito de Jundiaí

23/09/2011

Secretário afirmou que irá estudar implantação de novos cursos do Via Rápida

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, esteve reunido nesta quinta-feira (22) com o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, para discutir, dentre outros assuntos, a expansão dos ensinos técnico e tecnológico e da oferta de cursos de capacitação profissional na região. O encontro contou com a presença do Diretor da Fatec de Jundiaí, Antonio César Galhardi, e do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ari Castro Nunes Filho. Atualmente, Jundiaí conta com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), com 1.300 alunos matriculados, distribuídos em cinco cursos, com turmas de manhã e à noite.

O prefeito Miguel Haddad solicitou ainda a criação de cursos de capacitação profissional para pedreiro, eletricistas, mecânico de autos, funilaria e pintura e áreas afins. O secretário afirmou que irá estudar a implantação dos cursos por meio do Programa Via Rápida Emprego. “Vamos estudar a inclusão desses cursos nas novas etapas do Via Rápida, pois são cursos de curta duração e que atendem a necessidade de mão de obra da região”, explicou.

Atualmente, o Programa Via Rápida conta com cinco cursos em Jundiaí: Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico (32 vagas), Metrologia (32 vagas), Auxiliar de Modelista de Roupas (64 vagas), Confeitaria Básico (32 vagas) e Padeiro (32 vagas). Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração média de um a três meses. Os alunos recebem material didático e auxílio-transporte no valor de R$ 120. Esse auxílio pode chegar a R$ 330 caso aluno esteja desempregado e não esteja recebendo seguro-desemprego ou benefício previdenciário.