Secretário recebe deputado Massafera e prefeito de Araraquara

08/01/2014

O  futuro Centro de Inovação e  ações voltadas ao ensino técnico e tecnológico no município foram os temas do encontro

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência , Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, recebeu, nesta quarta-feira, (08/01), na sede da Secretaria, o  deputado Roberto Massafera e o prefeito de Araraquara Marcelo Barbieri. Durante a reunião foi destacado o convênio, assinado no último dia 27/12, entre a SDECTI e prefeitura para a realização de estudo de viabilidade econômica, financeira e plano de negócio que prevê a instalação de Centro de Inovação Tecnológica no município, além da adequação da Escola Técnica Profa. Anna de Oliveira Ferraz e a construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Também participaram do encontro, os assessores da SDECTI, José Luiz Gavinelli e Paulo Delgado.

De acordo com Rodrigo Garcia, o convênio  de R$ 150 mil é o embrião para a implantação do futuro empreendimento. “Após o diagnóstico da situação econômica local e  das principais cadeias produtivas, o estudo detalhado identificará as atuais necessidades e dificuldades  para a concretização do Centro, que deverá contar com laboratórios de base tecnológica, serviços de suporte para certificação de qualidade e inovação dos produtos”, completou.

Na ocasião, o prefeito Marcelo Barbieri destacou que o futuro Centro será voltado para os setores ferroviário, têxtil, metal mecânico e de fármacos. “Com mais de 200 mil habitantes, o município é um dos polos regionais mais importantes do Estado, com vocação para esses segmentos”, explicou.

Barbieri e Massafera também solicitaram a adequação da Etec de Araraquara e destacou a importância da construção da futura Fatec. A faculdade funcionará em terreno cedido pela prefeitura municipal e o início de suas atividades está previsto para 2015.

Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado de São Paulo e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.