Secretário recebe Deputado Edmir Chedid e prefeitos do interior paulista

09/12/2013

Entre os temas abordados pelos representantes de Atibaia, Amparo, Nazaré Paulista e Socorro estavam o ensino técnico e tecnológico, qualificação profissional e atração de investimentos

Secretário assina termo de autorizo para reforma de Etec em AtibaiaO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, recebeu hoje, (09/12), na sede da Pasta, o deputado  estadual Edimir Chedid, acompanhado pelos prefeitos de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, de Amparo, Luiz Oscar Jacob, de Nazaré Paulista, Joaquim da Cruz Junior e o de Socorro, André Eduardo Bozola. Durante o encontro foram discutidos os programas  e ações da SDECTI voltados à promoção dos ensinos técnico, tecnológico e profissionalizante e a atração de novos negócios por meio da Agência Investe SP.

Durante a reunião, Rodrigo Garcia explicou as regras para a implantação de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e ressaltou a atuação do Programa Via Rápida Emprego na qualificação de mão de obra especializada. “Além das estruturas fixas, cotamos com as unidades móveis do Programa , que rodam todas as regiões do Estado. Os munícipios devem apontar a demanda regional, para realizarmos planejamento dos cursos que serão oferecidos nos próximos anos.
Rodrigo Garcia também ressaltou o papel da Investe SP na atração de novos negócios. “Em janeiro vamos lançar uma ferramenta online, onde o investidor  poderá procurar no site da agência, o local, infraestrutura e a melhor cidade para realizar seu empreendimento. É muito importante que todas as prefeituras mantenham seus cadastros atualizados”, explica.

Ainda no encontro, Rodrigo assinou o termo de autorizo para a reforma e adequação da Etec Carmine Biagio Tundisi, em Atibaia. A escola passará por serviços preliminares, reformas da quadra poliesportiva, da cobertura, da rede hidraulica e eletrica e dos acessos. A obra está orçada em R$ 1,4 milhão.

Solicitações dos prefeitos

Na reunião, o prefeito de Nazaré Paulista, Joaquim da Cruz, solicitou o apoio do secretário para viabilizar junto às Secretarias de Logística e Transportes, melhorias no acesso da Rodovia Dom Pedro I.  De acordo com Cruz, a mudança na infraestrutura local atrairá  novas empresas para região.

Já o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, explicou que a cidade passa por um  processo de transformação com um aumento significativo de empresas. “Mão de obra qualificada seja por meio de Etecs ou cursos do Programa Via Rápida Emprego é fundamental para suprir a demanda crescente”, completa.

O prefeito de Amparo solicitou a possível instalação de uma Fatec e o de Socorro, a retomada de uma classe Descentralizada de Turismo na cidade. Todas as solicitações foram encaminhadas aos órgãos competentes.