carregando...

Notícias

Notícias

Secretário recebe comitiva de estado chinês



14/08/2012

Secretário e comitiva do estado chinês, Guangtong, durante reunião em SP (Fabiano Guimarães/SDECT)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, representou nesta terça-feira, 14 de agosto, o governador Geraldo Alckmin em reunião com o vice-governador da província chinesa de Guangdong, Xu Shaohua, que visitou o Palácio dos Bandeirantes acompanhado de uma comitiva composta por representantes dos setores público e privado. Com o objetivo de reforçar a cooperação econômica entre São Paulo e Guangdong, o encontro contou com as participações do assessor especial do governo de SP para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares, do diretor de Investimentos e Negócios da Investe SP, Hans Schaeffer e do analista Internacional da Investe SP, Rafael Murgi.


Durante a visita, o vice-governador chinês comentou sobre o protocolo de intenções assinado entre São Paulo e Guangtong em 2007, demonstrou interesse em reforçar os laços comerciais com o Estado e convidou o governador Geraldo Alckmin e presentes para uma visita à província. Ele explicou que nos últimos cinco anos o intercâmbio entre os dois territórios tem sido positivo e cresce o interesse das empresas chinesas em cooperar com as brasileiras, especialmente as paulistas. “Além do ambiente de negócios favorável, São Paulo é um local estratégico para abertura de novos mercados na América Latina, por esse motivo estimulamos a instalação no Estado”, destacou.

Depois de apresentar as características e vantagens competitivas do Estado, Luiz Carlos Quadrelli falou sobre o trabalho desenvolvido pela Investe SP, agência ligada à Pasta que fornece gratuitamente informações estratégicas e facilita o contato com órgãos públicos e privados. “A Investe SP é a porta de entrada das companhias que pretendem se estabelecer em São Paulo e está pronta para atender as demandas dos empresários chineses”, frisou.

O diretor de Investimentos e Negócios da Investe SP parabenizou a iniciativa do governo de Guangdong em estimular a internacionalização e estabelecimento de suas empresas em São Paulo. “A proximidade com os consumidores é muito importante e os brasileiros apreciam quando a fábrica está perto deles. Além de preparada para dar suporte aos empresários, a Investe SP tem um histórico positivo de atendimento às empresas chinesas, como Chery, Doosan e Le Novo”, disse.

No final da reunião, o assessor especial do governo de SP para Assuntos Internacionais traçou algumas similaridades entre Guangdong e São Paulo e declarou que o Estado tem especial interesse em celebrar um novo protocolo, que poderá ser assinado em uma viagem para a China. “Já temos um acordo geral firmado em 2007. O próximo passo é fortalecer a cooperação com projetos e programas concretos”, finalizou.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo