carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário prestigia evento entre ITAL e Fraunhofer



04/10/2012

Secretário cumprimenta ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha

O Secretário de Desenvolvimento Ecônomico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, participou da cerimônia de apresentação da cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoio à inovação, entre o Instituto Fraunhofer e o Instituto ITAL. No evento, também estavam presentes a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, juntamente com a secretária de Agricultura e Abastecimento (SAA), Mônika Bergamaschi, além de representantes dos institutos parceiros.

O projeto interinstitucional entre o ITAL e o Instituto Fraunhofer propõe a criação, em 2013, de um centro de projetos de inovação em alimentos e recursos renováveis, dentro do ITAL, na cidade de Campinas. O objetivo da cooperação, que deverá permanecer até 2016, é buscar soluções para desafios globais como alterações climáticas, demanda pela produção de alimentos e desenvolvimento sustentável, além de explorar estratégias para criar novas tecnologias e inovações, para que sejam aplicadas no setor da agroindústria do país.

De acordo com o secretário Luiz Carlos Quadrelli, para manter o crescimento sustentável e a competitividade, não há nada mais eficaz do que a inovação nos processos e produtos. “O Centro aumentará a competitividade das empresas voltadas ao setor agroindustrial e também permitirá o intercâmbio internacional de pesquisadores e estudantes. Não é só o Estado de São Paulo que ganhará com essa parceria e sim todo o país”, acrescenta.

O ITAL e o Instituto Fraunhofer, com o novo centro de projetos, planejam promover o cenário atual da inovação em pequenas e médias empresas do país, ao transformar o conhecimento técnico e científico em ações de apoio ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

O Instituto Fraunhofer e o ITAL são organizações que, tradicionalmente, trabalham próximas à iniciativa privada. Para atender as demandas das pequenas e médias empresas, a efetivação do projeto deve contar ainda com a criação de novas parcerias entre os institutos e Universidades, Indústrias e outras Instituições da região e do País, para a realização de planos estratégicos.

Sobre o ITAL
Fundado em 1963, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)é um orgão vinculado a Agência Paulista dos Agronegócios e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Sobre o Instituto Fraunhofer
Com mais de 60 anos de atuação no setor de alimentos, o Instituto Fraunhofer IVV se tornou uma importante instituição de pesquisa aplicada da Alemanha, com 60 institutos, e uma das maiores da União Europeia. Também atua nos EUA, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo